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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná | - |
Autor(es): dc.creator | Sandremir Claudiano da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Wanderlei de Sousa Lopes | - |
Autor(es): dc.creator | Evandro de Melo Catelão | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:32:56Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:32:56Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91089 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91089 | - |
Descrição: dc.description | Mesmo o gênero carta em sua concepção original não sendo tão presente hoje quanto no passado, seu processo de ensino e aprendizagem, no que se refere à carta pessoal e argumentativa, é ainda muito importante para a disciplina de língua portuguesa. Trata-se de um gênero híbrido no sentido de poder mesclar diferentes tipologias textuais na sua composição e, ainda, é muito recorrente na literatura nacional e estrangeira. Ademais, conforme a perspectiva bakhtiniana (adotada nos principais documentos oficiais), os gêneros do discurso sofrem constantes atualizações ou transformações. Nesse sentido, são muitas as semelhanças com o e-mail, de modo que a maior diferença reside no suporte. Por isso, o presente trabalho tem por finalidade apresentar a experiência de aplicação dos gêneros carta pessoal e argumentativa para duas turmas do primeiro ano de Formação Docente no ensino médio. Fundamentamos este trabalho em práticas pedagógicas centradas na concepção interacionista da linguagem (BAKHTIN, 2013) e a proposta metodológica de ensino língua materna por intermédio das sequências didáticas (SD) de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) além da adaptação do modelo de aplicação de uma SD de Cassany (1999). Utilizamos também autores que discutem os gêneros em questão (KÖCHE, MARINELLO e BOFF, 2012; 2013). Por se tratar de alunos do magistério, a SD teve como tema a valorização do corpo docente. Assim, a produção diagnóstica foi a escrita de uma carta, com destinatário livre, dizendo o porquê da escolha da carreira de professor. Tal produção nos propiciou encontrar e selecionar exemplos significativos da valorização desses profissionais pela concepção dos alunos em cada uma das cartas em questão. Além disso, conduziu-nos ao encaminhamento da retextualização do gênero carta pessoal para argumentativa, bem como para a variação do tipo de linguagem: cuidada para comum. Os resultados da aplicação mostraram ainda uma sensível melhora tanto na escrita quanto na oralidade, com redução de erros linguísticos e maior participação dos alunos nas perguntas direcionadas a eles. Concluímos que, mesmo as cartas não sendo mais tão presentes quanto outrora, os parâmetros da situação sociodiscursiva permanecem como possibilidades didáticas e de reflexão no contexto escolar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Carta pessoal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Carta argumentativa | - |
Palavras-chave: dc.subject | ensino, sequência didática. | - |
Título: dc.title | O gênero carta: um trabalho sobre a valorização do professor entre os alunos do 1º ano do ensino médio pelo Programa Residência Pedagógica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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