
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Vitor Pizzolatto | - |
| Autor(es): dc.creator | Diesse de Oliveira Sereia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:49:04Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:49:04Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91088 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91088 | - |
| Descrição: dc.description | A atividade docente se depara com situações que desafiam diariamente o professor e refletem na qualidade do processo de aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo verificar o que as aulas práticas representam para alunos do sétimo ano do ensino fundamental aplicando diferentes metodologias de ensino com o objetivo de verificar a importância das aulas práticas para o ensino de ciências. O trabalho foi desenvolvido com 96 alunos do sétimo ano do Colégio Estadual Leonardo da Vinci do município de Dois Vizinhos – PR que foram conduzidos até a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) para o desenvolvimento das atividades. Os envolvidos participaram de aulas práticas em laboratório, ao final das atividades cada um respondeu um questionário estruturado. O presente estudo demonstrou como as atividades práticas devidamente elaboradas e fundamentadas podem contribuir no processo aprendizagem, além de estreitarem o cotidiano dos alunos com a ciência. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ciências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aulas práticas. | - |
| Título: dc.title | IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: