O PIBID como caminho para a formação docente: relatos de experiências do subprojeto de História na Escola de Educação Básica Professor Nelson Horosteck - Chapecó (SC).

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGabriel Vaz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:29:22Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:29:22Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91087-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91087-
Descrição: dc.descriptionRESUMO O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as experiências do subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido na Escola de Educação Básica Professor Nelson Horosteck, relatando as atividades do projeto que está sendo desenvolvido com turmas do 6° e 7° ano do ensino fundamental e as turmas do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio, bem como refletir sobre a formação e as práticas docentes dos participantes do programa através do desenvolvimento de ações em diferentes espaços escolares, de maneira que o discente não venha a se prender somente à sala de aula, mas que possa estimular sua criatividade desenvolvendo produções para além da estrutura da sala de aula, que perpassam desde a elaboração de gincanas e questionários socioeconômicos à materiais de apoio. Ressaltar a importância do projeto para os alunos de licenciatura enquanto futuros educadores, enxergando o PIBID como uma considerável alternativa para a formação plena do acadêmico que se insere no programa, que ele venha a aprender desde cedo a ser capaz de lidar com os contratempos presentes no exercício do magistério, pensar o programa como formação contínua do licenciado, não só devido às diversas experiências que o projeto proporciona a todos os atores envolvidos, como também incentivar a formação docente voltada para educação básica, elevando a qualidade da formação inicial dos futuros docentes, incentivando as escolas públicas de ensino básico mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para a prática do magistério, como dispõe o edital do programa. Permitindo assim não só uma aproximação dos acadêmicos com o ambiente escolar, como também da Universidade com a comunidade a qual ela está inserida. Levando em consideração os processos de reflexão na ação e sobre a ação como catalisador de melhores práticas, que vem sendo defendido por diversos autores do século XXI.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Palavras-chave: dc.subjectPrática Docente-
Palavras-chave: dc.subjectRelação Universidade-Escola.-
Título: dc.titleO PIBID como caminho para a formação docente: relatos de experiências do subprojeto de História na Escola de Educação Básica Professor Nelson Horosteck - Chapecó (SC).-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.