
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Gabriel Vaz | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:29:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:29:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91087 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91087 | - |
| Descrição: dc.description | RESUMO O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as experiências do subprojeto de História do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), desenvolvido na Escola de Educação Básica Professor Nelson Horosteck, relatando as atividades do projeto que está sendo desenvolvido com turmas do 6° e 7° ano do ensino fundamental e as turmas do 1°, 2° e 3° ano do ensino médio, bem como refletir sobre a formação e as práticas docentes dos participantes do programa através do desenvolvimento de ações em diferentes espaços escolares, de maneira que o discente não venha a se prender somente à sala de aula, mas que possa estimular sua criatividade desenvolvendo produções para além da estrutura da sala de aula, que perpassam desde a elaboração de gincanas e questionários socioeconômicos à materiais de apoio. Ressaltar a importância do projeto para os alunos de licenciatura enquanto futuros educadores, enxergando o PIBID como uma considerável alternativa para a formação plena do acadêmico que se insere no programa, que ele venha a aprender desde cedo a ser capaz de lidar com os contratempos presentes no exercício do magistério, pensar o programa como formação contínua do licenciado, não só devido às diversas experiências que o projeto proporciona a todos os atores envolvidos, como também incentivar a formação docente voltada para educação básica, elevando a qualidade da formação inicial dos futuros docentes, incentivando as escolas públicas de ensino básico mobilizando seus professores como co-formadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para a prática do magistério, como dispõe o edital do programa. Permitindo assim não só uma aproximação dos acadêmicos com o ambiente escolar, como também da Universidade com a comunidade a qual ela está inserida. Levando em consideração os processos de reflexão na ação e sobre a ação como catalisador de melhores práticas, que vem sendo defendido por diversos autores do século XXI. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática Docente | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Relação Universidade-Escola. | - |
| Título: dc.title | O PIBID como caminho para a formação docente: relatos de experiências do subprojeto de História na Escola de Educação Básica Professor Nelson Horosteck - Chapecó (SC). | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: