HISTÓRIA E MEMÓRIA DO ATENDIMENTO À EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CIANORTE

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Autor(es): dc.creatorJuliana Tondati-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:27:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:27:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91085-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91085-
Descrição: dc.descriptionMODALIDADE POSTER Eixo 8: Processos de Ensino e aprendizagem nos anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil HISTÓRIA E MEMÓRIA DO ATENDIMENTO À EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CIANORTE[1] Juliana M. Tondati1, Marli D. A. Futata2 [1] Estudante do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Maringá (UEM-CRC) 2 Professora da Universidade Estadual de Maringá – Departamento de Pedagogia/Orientadora Resumo É uma pesquisa de Iniciação Científica, em andamento, sobre a história do atendimento à educação infantil no município de Cianorte-PR, no período de 1999 a 2019. O objetivo é compor a memória das instituições de educação infantil, a partir das prerrogativas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN 9394-96. É uma pesquisa bibliográfica e documental, que utiliza como fontes primárias os documentos registrados e preservados pelos órgãos oficiais e instituições de educação infantil do município, e como fonte secundária os escritos que versam sobre a memória e análise documental e sobre a temática. Espera-se contribuir com a memória da história da educação no município e da educação infantil, em particular. Palavras-chave: História da Educação; Infância; Centro de Educação Infantil. Introdução Cianorte é um município do noroeste do Paraná. Foi fundado em 1953 e elevada à condição de município em 1955. Está hoje, com 66 anos. Assim como no cenário nacional, Cianorte também teve influência da tendência médico-higienista, que se preocupava com o bem estar da criança e sua condição social e oferecia atendimento por meio de instituições de assistência social. Essa preocupação era voltada para as crianças pobres, haja vista que as demais não apresentavam essa demanda (CAMPOIOTTO, 2016). A partir do ano 2000, por força da LDBEN 9394/96, o município começou a transferir o atendimento institucionalizado de crianças da área assistencial para o setor educacional, assim como em muitas regiões brasileiras. A mudança não foi apenas de pasta em que estava a educação infantil, consistiu também em uma nova nomenclatura, passando de creches para Centros de Educação Infantil. De modo geral, por muito tempo, a sociedade não considerou a educação da infância como relevante para a formação humana, desse modo, as instituições pré-escolares estavam ligadas à assistência, com a preocupação apenas com o guardamento da criança. As crianças eram consideradas como adultos em miniatura. O índice de mortalidade infantil era tão alto que a morte das crianças era algo normal. “Quando sobrevivia ela entrava diretamente no mundo dos adultos” (KRAMER, 2011, p. 17). O cuidado se concentrava estritamente ligado às famílias ou à assistência, pois eram eles quem se preocupavam com a educação e desenvolvimento de suas crianças, transmitiam os conhecimentos culturais e os costumes. No Brasil, foi após a promulgação da Constuição Federal, em 1988, do Estatuto da criança e do adolescente, em 1990 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional em 1996, que a educação infantil começou a ser pensada de meneira diferente (KUHLMANN, 2010; KRAMER, 2011). Metodologia É uma pesquisa bibliográfica e documental, que utiliza como fontes primárias os documentos registrados e preservados pelos órgãos oficiais e instituições de educação infantil do município, e como fonte secundária os escritos que versam sobre a memória e análise documental e sobre a temática como, Paolo Nosela, Ester Buffa, Sonia Kramer, Carlos Monarcha, Moysés Kuhlmann Junior, Fúlvia Rosemberg, entre outros. Na parte teórica, o método de análise é o da História, e na parte teórica, o método de análise é o da História, no qual a categoria trabalho poderá contribuir no esclarecimento da relação trabalho-educação existente num município onde a demanda pela mão de obra feminina foi pujante no período estudado e ampliou a busca por instituições de educação infantil. Resultados e Discussão Muitas foram as instiuições criadas desde o Brasil Colonial, até os dias atuais. Instiuições, na grande maioria das vezes ligada ao assistencialismo, preocupadas com a saúde e a higiene de crianças pobres. No entanto, foi apenas com a promulgação da Constituição Federal de 1988, que a Educação Infantil passou a integrar a educação básica. A Constituição Federal de 1988 foi considerada um grande avanço, pois trouxe, ainda, diversas condições de melhorias para a educação infantil em nosso país, fazendo com que diversas portas fossem abertas, como em 1990 a promulgaçao do Estatudo da Criança e do Adolescente, garantindo direitos e condições de desenvolvimento. No ano de 1996, com a promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, se passou a reconhecer as creches e pré-escolas como parte do sistemana educacional. A partir de então, os Estados e Municipios tiveram que adequar-se a nova legislação. Nesse cenário, o município de Cianorte, atualmente com 81.393 habitantes, conforme a estimativa IBGE/2018, conta com 13 Centros de Educação Infantil e tem previsão de atender 2008 crianças, entre 0 a 3 anos. As crianças de 4 a 5 anos, são atendidas em escolas de ensino fundamental, e somam, atualmente, 1450 matrículas, de acordo com os dados dos órgãos oficiais. Conclusão A educação infantil, no cenário brasileiro, avançou nas duas últimas décadas, do ponto de vista da legislação e da oferta de atendimento pedagógico. A inserção do atendimento no sistema educacional e a promoção da formação do profissional para atur nessa etapa da educação promoveu vasto campo de pesquisas voltadas ao conhecimento do desenvolvimento infantil. Estas mudanças influenciaram diretamente a organização dos espaços dedicados ao cuidado da infância brasileira. Cianorte está entre os municípios que se esforçam para atender, com qualidade, a educação infantil. Até a conclusão dessa pesquisa, pretendemos apresentar detalhes desse atendimento. [1] Pesquisa de Iniciação Científica – PIC/UEM-CRC-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da Educação-
Palavras-chave: dc.subjectInfância-
Palavras-chave: dc.subjectCentro de Educação Infantil.-
Título: dc.titleHISTÓRIA E MEMÓRIA DO ATENDIMENTO À EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE CIANORTE-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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