O gênero notícia apresentado em oficina de produção de textos dentro do programa de Residência Pedagógica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorPriscila Rangel-
Autor(es): dc.creatorEvandro Catelão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:21:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:21:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91084-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91084-
Descrição: dc.descriptionO trabalho aqui descrito tem por finalidade apresentar a sequência didática com o gênero notícia desenvolvida em uma oficina de produção de textos, com alunos do ensino médio, dentro do Programa de Residência Pedagógica da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Metodologicamente empregou-se uma adaptação de Cassany (1999), além de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para o modelo de sequência didática idealizado com base nos elementos essenciais de escrita de texto (planificação do gênero, abordagem do tema, situação sociodiscursiva, textualidade e língua). Neste modelo a aula seguiu primeiramente um momento de preparação, com a formulação das atividades a serem realizadas e dos objetivos de aprendizagem; na sequência, um momento de realização, com atividades de esquematização do gênero estudado, de sua compreensão e de sua produção escrita; por fim, um momento de avaliação para diagnosticar o nível de aprendizagem obtido e a evolução da produção escrita. Preferiu-se pela abordagem da notícia, em razão de ser um gênero bastante presente no cotidiano dos alunos e contribuir, sobremaneira, para o fomento de conhecimento de mundo, para o letramento e para o desenvolvimento da criticidade do aluno. Para tanto, para abordagem da temática na oficina foram selecionados autores como Köche, Boff e Pavani (2014) para tratar do gênero notícia e para discussões sobre linguagem Travaglia (2005) no que se refere à variação linguística. Resultados da aplicação mostraram uma efetiva participação dos alunos nas tarefas, com compreensão do gênero e sua estrutura e os parâmetros da situação sociodiscursiva que a notícia demanda. Além disso, o modelo didático desenvolvido mostrou-se produtivo no que se refere à relação residente-colégio, uma vez que foi desenvolvido a partir de uma demanda do próprio colégio e também, como modo de proporcionar atividades extracurriculares aos alunos, e assim, foi produtivo também na relação residente-aluno, por atender um desejo de desenvolvimento do próprio aluno e pela interatividade que uma oficina proporciona.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectgêneros discursivos-
Palavras-chave: dc.subjectnotícia-
Palavras-chave: dc.subjectsequência didática-
Palavras-chave: dc.subjectensino-
Palavras-chave: dc.subjectresidência pedagógica.-
Título: dc.titleO gênero notícia apresentado em oficina de produção de textos dentro do programa de Residência Pedagógica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.