
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Priscila Rangel | - |
| Autor(es): dc.creator | Evandro Catelão | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:21:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:21:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91084 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91084 | - |
| Descrição: dc.description | O trabalho aqui descrito tem por finalidade apresentar a sequência didática com o gênero notícia desenvolvida em uma oficina de produção de textos, com alunos do ensino médio, dentro do Programa de Residência Pedagógica da UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Metodologicamente empregou-se uma adaptação de Cassany (1999), além de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para o modelo de sequência didática idealizado com base nos elementos essenciais de escrita de texto (planificação do gênero, abordagem do tema, situação sociodiscursiva, textualidade e língua). Neste modelo a aula seguiu primeiramente um momento de preparação, com a formulação das atividades a serem realizadas e dos objetivos de aprendizagem; na sequência, um momento de realização, com atividades de esquematização do gênero estudado, de sua compreensão e de sua produção escrita; por fim, um momento de avaliação para diagnosticar o nível de aprendizagem obtido e a evolução da produção escrita. Preferiu-se pela abordagem da notícia, em razão de ser um gênero bastante presente no cotidiano dos alunos e contribuir, sobremaneira, para o fomento de conhecimento de mundo, para o letramento e para o desenvolvimento da criticidade do aluno. Para tanto, para abordagem da temática na oficina foram selecionados autores como Köche, Boff e Pavani (2014) para tratar do gênero notícia e para discussões sobre linguagem Travaglia (2005) no que se refere à variação linguística. Resultados da aplicação mostraram uma efetiva participação dos alunos nas tarefas, com compreensão do gênero e sua estrutura e os parâmetros da situação sociodiscursiva que a notícia demanda. Além disso, o modelo didático desenvolvido mostrou-se produtivo no que se refere à relação residente-colégio, uma vez que foi desenvolvido a partir de uma demanda do próprio colégio e também, como modo de proporcionar atividades extracurriculares aos alunos, e assim, foi produtivo também na relação residente-aluno, por atender um desejo de desenvolvimento do próprio aluno e pela interatividade que uma oficina proporciona. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | gêneros discursivos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | notícia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | residência pedagógica. | - |
| Título: dc.title | O gênero notícia apresentado em oficina de produção de textos dentro do programa de Residência Pedagógica | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: