OS GÊNEROS DISCURSIVOS ATRAVÉS DA TEMÁTICA BULLYING E PRECONCEITO NO ESTUDO DO GÊNERO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUTFPR-
Autor(es): dc.creatorMarilane Cordeiro Fernandes Rios-
Autor(es): dc.creatorEvandro Melo Catalão-
Autor(es): dc.creatorLívia Fialho de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:48:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:48:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91083-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91083-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem por objetivo apresentar uma possibilidade de sequência didática com o gênero do discurso crônica desenvolvida para as intervenções do Programa de Residência Pedagógica (CAPES 06/2018) em uma escola pública do Paraná e entre alunos do 7º ano do ensino fundamental. Para tanto, foi empregado o modelo de sequência didática de Schneuwly, Noverraz e Dolz (2004) além de uma adaptação do modelo de elaboração de sequência de Cassany (1999). A sequência teve um momento de preparação no qual se selecionou o gênero crônica e o tema bullyng como elementos de representação da tarefa e formulação do projeto com seus objetivos de aprendizagem; o segundo passo aconteceu com a realização da tarefa com ênfase na escrita como processo nas etapas de planificação, desenvolvimento da temática, parâmetros da situação sociodiscursiva em questão, os processos de textualização, escrita, reescrita e retextualização; por fim a avaliação se deu entre a primeira e a última produção dos alunos. Essa tarefa visou principalmente atender a um dos objetivos do ensino de língua portuguesa (TRAVAGLIA, 2005) que trata da competência textual e suas capacidades formativa, transformativa e qualificativa do texto. A sequência didática foi desenvolvida em 10 encontros, com 50 minutos cada, e foi dividida em cinco módulos. Como resultados da aplicação da sequência observamos uma efetiva participação dos alunos ao que se refere ao letramento com textos impressos e multimidiáticos, levando-os a serem instigados a realizar pesquisas em ambientes virtuais com maior frequência. Além disso, no que diz respeito a escrita, reescrita e retextualização foi constatado uma melhora significativa entre a produção inicial e final dos alunos. No tocante ao tema bullyng, notou-se que os alunos que inicialmente se mostraram usuários dessa prática, no último módulo se apresentaram mais tolerantes diante do tema.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectcrônica-
Palavras-chave: dc.subjectbullyng-
Palavras-chave: dc.subjectensino-
Palavras-chave: dc.subjectresidência pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectsequência didática-
Título: dc.titleOS GÊNEROS DISCURSIVOS ATRAVÉS DA TEMÁTICA BULLYING E PRECONCEITO NO ESTUDO DO GÊNERO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.