
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | UTFPR | - |
| Autor(es): dc.creator | Marilane Cordeiro Fernandes Rios | - |
| Autor(es): dc.creator | Evandro Melo Catalão | - |
| Autor(es): dc.creator | Lívia Fialho de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:48:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:48:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91083 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91083 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma possibilidade de sequência didática com o gênero do discurso crônica desenvolvida para as intervenções do Programa de Residência Pedagógica (CAPES 06/2018) em uma escola pública do Paraná e entre alunos do 7º ano do ensino fundamental. Para tanto, foi empregado o modelo de sequência didática de Schneuwly, Noverraz e Dolz (2004) além de uma adaptação do modelo de elaboração de sequência de Cassany (1999). A sequência teve um momento de preparação no qual se selecionou o gênero crônica e o tema bullyng como elementos de representação da tarefa e formulação do projeto com seus objetivos de aprendizagem; o segundo passo aconteceu com a realização da tarefa com ênfase na escrita como processo nas etapas de planificação, desenvolvimento da temática, parâmetros da situação sociodiscursiva em questão, os processos de textualização, escrita, reescrita e retextualização; por fim a avaliação se deu entre a primeira e a última produção dos alunos. Essa tarefa visou principalmente atender a um dos objetivos do ensino de língua portuguesa (TRAVAGLIA, 2005) que trata da competência textual e suas capacidades formativa, transformativa e qualificativa do texto. A sequência didática foi desenvolvida em 10 encontros, com 50 minutos cada, e foi dividida em cinco módulos. Como resultados da aplicação da sequência observamos uma efetiva participação dos alunos ao que se refere ao letramento com textos impressos e multimidiáticos, levando-os a serem instigados a realizar pesquisas em ambientes virtuais com maior frequência. Além disso, no que diz respeito a escrita, reescrita e retextualização foi constatado uma melhora significativa entre a produção inicial e final dos alunos. No tocante ao tema bullyng, notou-se que os alunos que inicialmente se mostraram usuários dessa prática, no último módulo se apresentaram mais tolerantes diante do tema. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | crônica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | bullyng | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | residência pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | - |
| Título: dc.title | OS GÊNEROS DISCURSIVOS ATRAVÉS DA TEMÁTICA BULLYING E PRECONCEITO NO ESTUDO DO GÊNERO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: