
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Cleverson Honório | - |
| Autor(es): dc.creator | Pamela Nogarotto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:04:59Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:04:59Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91082 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91082 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho aborda o resultado da aplicação da sequência didática, baseada em Schneuly e Dolz (2004) além de Cassany (1999) em que se focou os processos de escrita e leitura (planificação, temas atuais, parâmetros da situação sociodiscursiva, aspectos de textualidade, os elementos de produção e reescrita do texto) para o ensino do gênero discursivo “texto dissertativo-argumentativo” em sala de aula. A intervenção didática foi desenvolvida com alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Curitiba pelo Programa de Residência Pedagógica (CAPES 06/2018) desenvolvido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O projeto de sequência buscou desenvolver a capacidade argumentativa cotidiana dos alunos, com base nos temas “Controle de dados do usuário na internet” e “A ‘Uberização’ das relações de trabalho no século XXI”. Utilizou-se como principais pontos teóricos de discussão, entre os alunos, os processos argumentativos, formulação de ponto de vista e operadores argumentativos (FIORIN, 2016; KOCH & ELIAS, 2016, KÖCHE, 2013), além de elementos próprios do texto dissertativo-argumentativo. As produções iniciais dos alunos revelaram, pela falta de profundidade de conteúdo, ausência de diversidade nos tipos de argumento, falta de articulação e pouco repertório, causando repetição de marcadores argumentativos excessiva nas produções, dada a deficiência na leitura dos textos base das propostas de redação. Após o módulo sobre argumentação e um debate em sala de aula com o tema “Porte/posse de armas”, com ajuda dos residentes, os alunos mostraram maior domínio da argumentação. Isso mostra que ao serem instigados a entender os elementos da situação discursivo, além de aspectos de conteúdo, contribuíram numa melhora em suas capacidades argumentativas. Resultados preliminares quanto aos processos de leitura e escrita revelaram melhor utilização dos tipos de argumento em relação à produção inicial, bem como maior domínio dos operadores argumentativos. No que tange ao tema proposto pelos residentes, os alunos demonstraram maior atenção na leitura dos textos base e na defesa de seus pontos de vista. Entretanto, ainda houve dificuldade na utilização dos operadores argumentativos, tópico que foi trabalho na penúltima aula antes da reescrita. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residência pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | texto dissertativo-argumentativo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | argumentação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | sequência didática | - |
| Título: dc.title | Estudo do texto dissertativo-argumentativo e produção textual do ENEM com alunos do terceiro ano do colégio. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: