Estudo do texto dissertativo-argumentativo e produção textual do ENEM com alunos do terceiro ano do colégio.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorCleverson Honório-
Autor(es): dc.creatorPamela Nogarotto-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:04:59Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:04:59Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91082-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91082-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho aborda o resultado da aplicação da sequência didática, baseada em Schneuly e Dolz (2004) além de Cassany (1999) em que se focou os processos de escrita e leitura (planificação, temas atuais, parâmetros da situação sociodiscursiva, aspectos de textualidade, os elementos de produção e reescrita do texto) para o ensino do gênero discursivo “texto dissertativo-argumentativo” em sala de aula. A intervenção didática foi desenvolvida com alunos do 3º ano do ensino médio de uma escola pública de Curitiba pelo Programa de Residência Pedagógica (CAPES 06/2018) desenvolvido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O projeto de sequência buscou desenvolver a capacidade argumentativa cotidiana dos alunos, com base nos temas “Controle de dados do usuário na internet” e “A ‘Uberização’ das relações de trabalho no século XXI”. Utilizou-se como principais pontos teóricos de discussão, entre os alunos, os processos argumentativos, formulação de ponto de vista e operadores argumentativos (FIORIN, 2016; KOCH & ELIAS, 2016, KÖCHE, 2013), além de elementos próprios do texto dissertativo-argumentativo. As produções iniciais dos alunos revelaram, pela falta de profundidade de conteúdo, ausência de diversidade nos tipos de argumento, falta de articulação e pouco repertório, causando repetição de marcadores argumentativos excessiva nas produções, dada a deficiência na leitura dos textos base das propostas de redação. Após o módulo sobre argumentação e um debate em sala de aula com o tema “Porte/posse de armas”, com ajuda dos residentes, os alunos mostraram maior domínio da argumentação. Isso mostra que ao serem instigados a entender os elementos da situação discursivo, além de aspectos de conteúdo, contribuíram numa melhora em suas capacidades argumentativas. Resultados preliminares quanto aos processos de leitura e escrita revelaram melhor utilização dos tipos de argumento em relação à produção inicial, bem como maior domínio dos operadores argumentativos. No que tange ao tema proposto pelos residentes, os alunos demonstraram maior atenção na leitura dos textos base e na defesa de seus pontos de vista. Entretanto, ainda houve dificuldade na utilização dos operadores argumentativos, tópico que foi trabalho na penúltima aula antes da reescrita.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectResidência pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjecttexto dissertativo-argumentativo-
Palavras-chave: dc.subjectargumentação-
Palavras-chave: dc.subjectsequência didática-
Título: dc.titleEstudo do texto dissertativo-argumentativo e produção textual do ENEM com alunos do terceiro ano do colégio.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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