
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Bruno Ziroldo | - |
| Autor(es): dc.creator | Gustavo Elias | - |
| Autor(es): dc.creator | Camila Ferreira | - |
| Autor(es): dc.creator | Rafaella Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:37:42Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:37:42Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-09 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91080 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91080 | - |
| Descrição: dc.description | Em nossa cultura educacional, um dos passos finais do processo de ensino-aprendizagem é a avaliação. Ela consiste em mensurar os conhecimentos adquiridos pelos educandos ao longo das aulas em que ele foi exposto, dessa forma numerando erros e acertos e construindo um balanceamento que dirá se o educando está ou não apto para seguir com o conteúdo que está sendo aplicado. Quando dizemos a palavra “avaliação” logo vem à cabeça uma prova discursiva, difícil e monótona, e de fato, a maioria das nossas avaliações formais hoje em dia são feitas dessa forma, mas será mesmo que essa é a melhor forma de avaliar os conhecimentos de um aluno? Cada dia mais esse método avaliativo onde é aplicada uma prova discursiva, ou até mesmo de múltipla escolha vem caindo por terra, ele se mostra muitas vezes defasado e até mesmo muito ineficaz, por não abranger os aspectos qualitativos do aluno, e sim os quantitativos, acabando por julgar os conhecimentos de forma muito superficial. Então como avaliar o aluno senão por essa forma? Deixar de lado as avaliações? Sim e não! É necessário procurar meios alternativos de avaliação, e não abandonar as avaliações, pois elas são de extrema importância, até mesmo como feedback das aulas do educador. Os métodos alternativos de avaliação vem sendo usados cada vez mais por escolas, cursos e até mesmo universidades, e eles demonstram, muitas vezes uma efetividade maior do que as avaliações tradicionais, além da possibilidade de serem muito mais divertidas e descontraídas para os alunos.O presente trabalho aborda a escolha e o uso de um método de avaliação alternativo que é uma forma de gamificação dos conhecimentos, ou seja, transformar em um jogo os seus conhecimentos. Para tal, foi escolhido o aplicativo para smartphone Kahoot!, o qual utilizaremos de modo a avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos do IFPR- Campus Londrina, após uma aula prática de genética sobre tipagem sanguínea. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Gamificação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Kahoot | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Métodos. | - |
| Título: dc.title | MÉTODOS ALTERNATIVOS DE AVALIAÇÃO: KAHOOT! COMO FORMA DE AVALIAÇÃO DE UMA AULA PRÁTICA DE GENÉTICA. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: