Democracia e Ideologia: Trabalhando processo eleitoral no ensino médio

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorLeticia Zaniol Kayamori-
Autor(es): dc.creatorKerolayne Rocha Balzon-
Autor(es): dc.creatorMariana Amorim Singh-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:50:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:50:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91078-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91078-
Descrição: dc.descriptionA aula “ELEIÇÕES 2018” aplicada no dia 03 de outubro de 2018, destinado a estudantes do 1° do E.M regular do Colégio Leôncio Corrêa, com a duração de 90 minutos, conduzida pelos pibidianos Kerolyne Rocha, Leticia Kayamori, Lucas Antônio e Mariana Singh. O objetivo da atividade era explicar e conceitualizar as propostas dos presidenciáveis em temas sobre educação, direitos das mulheres e LGBTI+, questões raciais e projetos para pessoas com deficiência. Sendo avaliado então os candidatos: Ciro Gomes, Fernando Haddad, Guilherme Boulos, Jair Bolsonaro e João Amoedo. A seleção desses candidatos foi de acordo com a relevância nas pesquisas de intenção de voto e por serem candidatos que contemplavam o espectro político. Como justificativa social, compreendemos a necessidade de trazer aos estudantes uma visão sobre o processo eleitoral embasada por conceitos sociológicos e não somente por meios midiáticos e também fundamentado como justificativa legal, o documento de Diretrizes Curriculares da Educação Básica do Paraná (DCE - PR), que garante o estudo de “Poder, Política e Ideologia" pela disciplina de Sociologia. A metodologia aplicada nessa aula foi expositiva e dialogada, na qual usamos o data show, para aplicarmos uma atividade com os estudantes, em que por meio de pequenos grupos, eles deveriam debater para encontrar qual a proposta concordavam e melhor se identificavam. Para que a aula funcionasse, anulamos o nome dos candidatos para que os estudantes não se influenciassem pelo personalismo, e apenas no final do debate foi revelado. Nesta atividade, esperávamos que os estudantes compreendessem a importância de conhecer o plano de governo dos candidatos e que estes deveriam abranger as demandas de toda a população. O resultado foi valorativo, percebemos que os estudantes conseguiram compreender que o plano de governo deve guiar as escolhas eleitorais para que a cidadania política seja de fato possível.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectdemocracia-
Palavras-chave: dc.subjecteleições 2018-
Palavras-chave: dc.subjectprograma de governo-
Palavras-chave: dc.subjectcampanhas eleitorais, ensino médio-
Título: dc.titleDemocracia e Ideologia: Trabalhando processo eleitoral no ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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