RELATO DE EXPERIÊNCIA INDIVIDUAL DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO MBITO CURRICULAR DE FÍSICA NO COLÉGIO ESTADUAL BENEDICTO JOÃO CORDEIRO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorJuan Antonio Moreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:23:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:23:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91077-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91077-
Descrição: dc.descriptionJuan Antonio A. Moreira¹, Álvaro E. Leite²¹Estudante da Faculdade Licenciatura em Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba (UTFPR - Curitiba)²Professor Doutor na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba (UTFPR - Curitiba) - Departamento Acadêmico de Física.Resumo:Este trabalho consiste de um relato da minha experiência, um dos bolsistas do programa, no programa de residência pedagógica na UTFPR - Curitiba que teve início no início do segundo semestre do ano de 2018 e será finalizado no fim do segundo semestre de 2019. O bolsista em questão é o autor coordenado pelo professor Álvaro E. Leite. Um dos objetivos do programa é: “Aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias”; este trabalho foca em fazer um relato em torno desse objetivo, como a experiência de participação no programa aperfeiçoou a minha formação.O programa compõe-se de algumas atividades na esfera teórica, porém com foco na participação prática na sala de aula com o professor preceptor. Na maioria dos casos essa participação prática é o primeiro contato que o aluno bolsista tem com o ambiente de sala de aula como professor, que foi o meu caso, neste trabalho apresento quais foram os desafios e aprendizados durante o processo.No começo do programa foram feitos pesquisas e leituras teóricas da BNCC, do PPP da escola e de outros documentos, e foi feito um mapeamento da escola anterior ao início das visitas semanais com o professor preceptor na escolar, e apenas no segundo semestre do projeto teve cada aluno ficou encarregado de uma turma.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de docentes-
Palavras-chave: dc.subjectLicenciatura em Física-
Título: dc.titleRELATO DE EXPERIÊNCIA INDIVIDUAL DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO MBITO CURRICULAR DE FÍSICA NO COLÉGIO ESTADUAL BENEDICTO JOÃO CORDEIRO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.