A UTILIZAÇÃO DE FILMES E DOCUMENTÁRIOS NAS AULAS DE HISTÓRIA: uma experiência desenvolvida no PIBID/CAPES/UDESC

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDhuna Teixeira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:33:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:33:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91073-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91073-
Descrição: dc.descriptionNesta comunicação será abordado o uso de filmes e documentários nas aulas de História a partir da experiência desenvolvida no decorrer PIBID/CAPES/UDESC para exemplificar o uso desses meios em sala de aula. As atividades foram desenvolvidas com o 9º ano da Escola Básica João Gonçalves Pinheiro no segundo semestre de 2018. Para isto foi utilizado o documentário “Entre a Suástica e a Palmatória”, dirigido por Philippe Nouguchi, que trata de trabalho infantil e a influência do nazismo do governo Vargas. O uso deste material possibilitou a discussão sobre memória e uso de documentários para ensino de História. A utilização desse recurso midiático visa compreender como os estudantes se apropriam de informações e aprendem história a partir do acesso a filmes e documentários. O processo de aceitação de filmes e documentários como documentos históricos e materiais didáticos válidos e de grande importância para a transformação do ambiente escolar vem ao longo do século XX se modificando e ganhando espaço entre os debates de pesquisadores e educadores. Após a exibição do documentário em sala de aula foi realizado um debate com os alunos. Posteriormente, o mesmo documentário foi exibido na Mostra Cultural e Pedagógica realizada na escola e teve a presença dos pais, professores e demais membros da comunidade. Com a realização das duas atividades utilizando o mesmo documento, mas com diferentes grupos, foi possível analisar diferenças no direcionamento que a atividade teve no final. Para discutir ensino de história utilizei Abud (2003). Para refletir sobre cinema e documentários dialoguei com Nascimento (2008) e Rani (1998).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID, Ensino de História, documentários, Era Vargas.-
Título: dc.titleA UTILIZAÇÃO DE FILMES E DOCUMENTÁRIOS NAS AULAS DE HISTÓRIA: uma experiência desenvolvida no PIBID/CAPES/UDESC-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.