
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Clayton Queiroz | - |
| Autor(es): dc.creator | Marcelo da Silva | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:32:10Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:32:10Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91071 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91071 | - |
| Descrição: dc.description | O ensino de teatro no Brasil é viabilizado por três formas: a metodologia dramática, a qual confere o ensino de outros conteúdos a partir do teatro; o teatro criativo enquanto linguagem estética e o teatro na escola que visa produção de espetáculos para apresentação na comunidade escolar. Encontramos um caminho, no qual a metodologia dramática possibilita o ensino a partir da prática teatral, confluindo com artistas afro brasileiros do cenário musical contemporâneo: Karol Conká, Mc Tha e Baco Exu do Blues, alçando a diversidade, umbanda e a negritude como eixos centrais de nossa experiência na escola, na contramão de um ensino conteudista, propondo a ação livre e espontânea; em conjunto a metodologia dramática. Flui entre pesquisa e prática na instituição escolar o teatro criativo na estética do teatro do oprimido, concebido por Augusto Boal, desmistificando os preconceitos entre os estudantes do segundo ano do ensino médio, traçando a possibilidade de novas narrativas a partir da identificação e quebra das opressões vivenciadas por estes. Projetamos junto aos conceitos teóricos, o relato de experiência, que advém de nossa atuação na escola, pelo programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá. Os resultados mostram que ensinar música e teatro a partir da experiência, aproximando os discentes da sua realidade individual, familiar, escolar e social, tem impacto nas concepções pré-estabelecidas diante do desconhecido, a ação teatral aliada as referências audiovisuais, possibilita um espaço de diálogo e criação contínua, que constantemente atua na quebra de ideias fixadas ou não discutidas em sala de aula, das quais a juventude tem interesse em dialogar, expandindo seus conhecimentos para além das formas convencionais de ensino. A prática estabelecida sincroniza as questões que perpassam a dupla de residentes, tal como os alunos da instituição, com formas didáticas e os eixos temáticos definidos a partir do nosso tem em observação na sala de aula, ainda em um contato ameno com a turma. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | diversidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | metodologia dramática | - |
| Palavras-chave: dc.subject | teatro criativo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | teatro do oprimido. | - |
| Título: dc.title | MÚSICA E TEATRO NA ESCOLA: DIVERSIDADE, RELIGIÃO E NEGRITUDE | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: