MÚSICA E TEATRO NA ESCOLA: DIVERSIDADE, RELIGIÃO E NEGRITUDE

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Autor(es): dc.creatorClayton Queiroz-
Autor(es): dc.creatorMarcelo da Silva-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:32:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:32:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91071-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91071-
Descrição: dc.descriptionO ensino de teatro no Brasil é viabilizado por três formas: a metodologia dramática, a qual confere o ensino de outros conteúdos a partir do teatro; o teatro criativo enquanto linguagem estética e o teatro na escola que visa produção de espetáculos para apresentação na comunidade escolar. Encontramos um caminho, no qual a metodologia dramática possibilita o ensino a partir da prática teatral, confluindo com artistas afro brasileiros do cenário musical contemporâneo: Karol Conká, Mc Tha e Baco Exu do Blues, alçando a diversidade, umbanda e a negritude como eixos centrais de nossa experiência na escola, na contramão de um ensino conteudista, propondo a ação livre e espontânea; em conjunto a metodologia dramática. Flui entre pesquisa e prática na instituição escolar o teatro criativo na estética do teatro do oprimido, concebido por Augusto Boal, desmistificando os preconceitos entre os estudantes do segundo ano do ensino médio, traçando a possibilidade de novas narrativas a partir da identificação e quebra das opressões vivenciadas por estes. Projetamos junto aos conceitos teóricos, o relato de experiência, que advém de nossa atuação na escola, pelo programa de Residência Pedagógica da Universidade Estadual de Maringá. Os resultados mostram que ensinar música e teatro a partir da experiência, aproximando os discentes da sua realidade individual, familiar, escolar e social, tem impacto nas concepções pré-estabelecidas diante do desconhecido, a ação teatral aliada as referências audiovisuais, possibilita um espaço de diálogo e criação contínua, que constantemente atua na quebra de ideias fixadas ou não discutidas em sala de aula, das quais a juventude tem interesse em dialogar, expandindo seus conhecimentos para além das formas convencionais de ensino. A prática estabelecida sincroniza as questões que perpassam a dupla de residentes, tal como os alunos da instituição, com formas didáticas e os eixos temáticos definidos a partir do nosso tem em observação na sala de aula, ainda em um contato ameno com a turma.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectdiversidade-
Palavras-chave: dc.subjectmetodologia dramática-
Palavras-chave: dc.subjectteatro criativo-
Palavras-chave: dc.subjectteatro do oprimido.-
Título: dc.titleMÚSICA E TEATRO NA ESCOLA: DIVERSIDADE, RELIGIÃO E NEGRITUDE-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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