EDUCAÇÃO E HÁBITOS ALIMENTARES A PARTIR DO CONSUMO DE FRUTAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorErli Teodoro Junior-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:24:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:24:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91070-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91070-
Descrição: dc.descriptionConstatamos no decorrer de nossas aulas que os alunos ainda não compreendiam a importância de uma alimentação saudável, que a partir de uma boa alimentação e a ingesta de nutrientes diversificados, ajudam na formação do seu corpo e melhoram suas capacidades cognitivas, além de prevenir doenças. Sendo assim, objetivou-se com esse estudo estimular e valorizar a importância da ingestão de frutas para o bom funcionamento do corpo humano. Desta forma, como mudança paradigmática, desenvolvemos uma atividade de intervenção pedagógica, isto é, uma prática sobre alimentação saudável. A proposta de ação educativa apresentada neste estudo relacionou-se com a organização de aulas teóricas e prática (preparação de degustação de salada de frutas) com atividades estruturadas desenvolvidas durante as aulas de Ciências no primeiro trimestre do ano letivo de 2019 com uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental. Ao refletir sobre nossa práxis pedagógica, analisamos que os procedimentos poderiam ser mais bem elaborado/planejado. Porém, a nosso ver o objetivo da aula foi alcançado, porque com as respostas dos alunos no questionário ficaram evidentes que os educandos gostam de comer frutas e ingerem frutas em seu cotidiano, mas precisaria de mais aulas abordando o tema alimentação saudável. Assim, a inclusão desse assunto no currículo do Ensino Fundamental pode dar sustentabilidade às ações de educação em saúde. Os hábitos alimentares constituem a representação social da pessoa e faz parte da cultura da população, formulados durante os primeiros anos de vida e modificáveis por pressões culturais, econômicas e sociais. A escola é um ambiente ideal para o desenvolvimento de ações voltadas à promoção da alimentação saudável-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de ciências-
Palavras-chave: dc.subjectEducação alimentar-
Palavras-chave: dc.subjectAlimentação saudável-
Palavras-chave: dc.subjectFrutas-
Título: dc.titleEDUCAÇÃO E HÁBITOS ALIMENTARES A PARTIR DO CONSUMO DE FRUTAS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.