
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Ana Luiza Balani Rando | - |
| Autor(es): dc.creator | Nathália Marques da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Luciana Takahashi Hatanaka | - |
| Autor(es): dc.creator | Ana Marcia Povenqui | - |
| Autor(es): dc.creator | Fabiana Aparecida de Carvalho | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:41:45Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:41:45Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91069 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91069 | - |
| Descrição: dc.description | O presente artigo discute a importância do Programa de Residência Pedagógica (PRP) de Biologia, projeto que auxilia na formação inicial de professores, além do estágio supervisionado oferecido pelos cursos de licenciatura, levando em consideração os questionários respondidos pelos residentes do PRP do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), frente às experiências vividas no decorrer do projeto, principalmente com o intuito de evidenciar as contribuições do projeto na formação dos futuros docentes. Para a coleta de dados, foi utilizada uma entrevista semi-estruturada e para a análise tem-se o uso de aportes teóricos e a orientação qualitativa em pesquisa. Conclui-se que o projeto promove uma experiência importante e singular, em relação à formação docente, sendo do que o acadêmico se percebe como professor e consegue se identificar com a sala de aula e com a escola onde atua em todas as situações proporcionadas por ela, visto que essas são oportunidades extremamente valiosas para adquirir conhecimento e segurança, para colaborar e intervir na prática educacional. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica, Formação inicial docente, Ensino de Biologia | - |
| Título: dc.title | RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA : UM PROJETO INTEGRADOR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: