RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA : UM PROJETO INTEGRADOR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAna Luiza Balani Rando-
Autor(es): dc.creatorNathália Marques da Silva-
Autor(es): dc.creatorLuciana Takahashi Hatanaka-
Autor(es): dc.creatorAna Marcia Povenqui-
Autor(es): dc.creatorFabiana Aparecida de Carvalho-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:41:45Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:41:45Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91069-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91069-
Descrição: dc.descriptionO presente artigo discute a importância do Programa de Residência Pedagógica (PRP) de Biologia, projeto que auxilia na formação inicial de professores, além do estágio supervisionado oferecido pelos cursos de licenciatura, levando em consideração os questionários respondidos pelos residentes do PRP do curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM), frente às experiências vividas no decorrer do projeto, principalmente com o intuito de evidenciar as contribuições do projeto na formação dos futuros docentes. Para a coleta de dados, foi utilizada uma entrevista semi-estruturada e para a análise tem-se o uso de aportes teóricos e a orientação qualitativa em pesquisa. Conclui-se que o projeto promove uma experiência importante e singular, em relação à formação docente, sendo do que o acadêmico se percebe como professor e consegue se identificar com a sala de aula e com a escola onde atua em todas as situações proporcionadas por ela, visto que essas são oportunidades extremamente valiosas para adquirir conhecimento e segurança, para colaborar e intervir na prática educacional.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica, Formação inicial docente, Ensino de Biologia-
Título: dc.titleRESIDÊNCIA PEDAGÓGICA : UM PROJETO INTEGRADOR NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.