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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Beatriz Machado | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:15:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:15:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91067 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91067 | - |
| Descrição: dc.description | Esta comunicação aborda a importância da apropriação do espaço público como local de aprendizagem, a partir da experiência de uma saída de campo realizada com os alunos do 9º Ano da Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal em Florianópolis, vinculado ao projeto PIBID/CAPES/UDESC. A discussão em sala sobre a ideia de sujeito e agente histórico levou à proposição de uma saída ao centro da cidade, para que este pudesse ser problematizado e submetido a uma análise sociohistórica, sendo utilizado como sala de aula. A saída de campo ofereceu diversas oportunidades para discussão de assuntos relacionados à ciência histórica, como a noção de patrimônio, a maneira pela qual o espaço foi e é ocupado, o valor dado à História pelo poder público, e também noções de cidadania, identidade e pertencimento. Analisando este espaço conhecido com um olhar histórico, pôde-se melhor construir imagens mentais sobre momentos de transformações socioculturais da região; para isso, constantemente fazendo uso da conexão entre presente e passado, possibilitando a compreensão da turma sobre mudanças e permanências no centro da cidade no início do século XX e no presente século XXI. A proposta foi bem recebida pela turma e determinou interessantes reflexões sobre a ocupação do espaço público hoje, a relação da população com a História e o patrimônio público, e o questionamento de realidades que parecem pré determinadas. Além disso, proporcionou abertura para o início de um debate sobre a História global, partindo da local, sobre a modernização e o contraste entre público e privado no presente. Para refletirmos a respeito de patrimônio, ensino de história e experiência utilizaremos Gonçalves (2016), Silva (2016) e Larrosa (2002). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | espaço público | - |
| Palavras-chave: dc.subject | patrimônio | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino de história | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
| Título: dc.title | O espaço público como sala de aula: uma caminhada pelo centro histórico de Florianópolis. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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