O espaço público como sala de aula: uma caminhada pelo centro histórico de Florianópolis.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorBeatriz Machado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:15:17Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:15:17Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91067-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91067-
Descrição: dc.descriptionEsta comunicação aborda a importância da apropriação do espaço público como local de aprendizagem, a partir da experiência de uma saída de campo realizada com os alunos do 9º Ano da Escola Básica Municipal Almirante Carvalhal em Florianópolis, vinculado ao projeto PIBID/CAPES/UDESC. A discussão em sala sobre a ideia de sujeito e agente histórico levou à proposição de uma saída ao centro da cidade, para que este pudesse ser problematizado e submetido a uma análise sociohistórica, sendo utilizado como sala de aula. A saída de campo ofereceu diversas oportunidades para discussão de assuntos relacionados à ciência histórica, como a noção de patrimônio, a maneira pela qual o espaço foi e é ocupado, o valor dado à História pelo poder público, e também noções de cidadania, identidade e pertencimento. Analisando este espaço conhecido com um olhar histórico, pôde-se melhor construir imagens mentais sobre momentos de transformações socioculturais da região; para isso, constantemente fazendo uso da conexão entre presente e passado, possibilitando a compreensão da turma sobre mudanças e permanências no centro da cidade no início do século XX e no presente século XXI. A proposta foi bem recebida pela turma e determinou interessantes reflexões sobre a ocupação do espaço público hoje, a relação da população com a História e o patrimônio público, e o questionamento de realidades que parecem pré determinadas. Além disso, proporcionou abertura para o início de um debate sobre a História global, partindo da local, sobre a modernização e o contraste entre público e privado no presente. Para refletirmos a respeito de patrimônio, ensino de história e experiência utilizaremos Gonçalves (2016), Silva (2016) e Larrosa (2002).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectespaço público-
Palavras-chave: dc.subjectpatrimônio-
Palavras-chave: dc.subjectensino de história-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Título: dc.titleO espaço público como sala de aula: uma caminhada pelo centro histórico de Florianópolis.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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