AUTOMUTILAÇÃO E O BULLYING NA SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS DE REFLEXÃO-AÇÃO

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorIngrid da Silva-
Autor(es): dc.creatorEdnilson Silva-
Autor(es): dc.creatorMichele Nether-
Autor(es): dc.creatorTania Zaleski-
Autor(es): dc.creatorJosiane Gomes-Figueiredo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:40:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:40:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91064-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91064-
Descrição: dc.descriptionA automutilação e a prática do bullying é crescente no ambiente escolar, tendo em vista que o universo adolescente se encontra mais enfraquecido com sentimentos para com o próximo, fazendo-se necessário implementar o diálogo, a empatia e a cooperação em grupo para findar conflitos internos que sejam causados pelos próprios alunos. Com o intuito de contribuir com estratégias que pudessem auxiliar na resolução de comportamentos agressivos e de automutilação ocorridas nas dependências do Colégio Estadual “Dr. Arthur Miranda Ramos” – EMF no município de Paranaguá/PR foram realizadas uma série de atividades sobre os temas gerando momentos de reflexão-ação entres os alunos do 7º ano. As atividades foram desenvolvidas juntamente a equipe pedagógica e acadêmicos do Programa de Residência Pedagógica (RP) do Curso de Licenciatura de Ciências Biológicas – UNESPAR, Campus Paranaguá. A atividades ocorreram em diferentes etapas: a) Levantamento de dados sobre a automutilação entre os alunos; b) Roda de conversa para conscientização contra a automutilação; c) Apresentação dos resultados de levantamento de automutilação na Feira de Ciências do Litoral do Paraná/2018; d) Discussão sobre as diferentes formas de bullying dentro da sala de aula e a atividade da “Teia de Aranha” com barbantes. A partir do levantamento de dados foi possível observar que um total de 171 alunos responderam o questionário sobre a prática da automutilação evidenciando a presença do ato na escola, destacando a discussão em casa como possível potencializador entre os entrevistados. Os dados foram apresentados para a comunidade escolar e na Feira de Ciências do Litoral do Paraná/ 2018 ganhando em primeiro lugar em todas as categorias da feira demostrando a importância do tema. Com o uso do aplicativo PLICKERS foram apresentadas oito situações que se caracterizavam por atos de violência e bullying para reflexão e discussão sendo possível visualizar a presença de bullying e fatos de agressões entre as turmas. Por fim foi realizada a atividade “Teia de Aranha” onde os alunos deveriam percorrer um determinado percurso feito com barbantes, podendo sofrer bullying caso encostassem na teia durante o trajeto. Mesmo quando autorizados a praticar bullying contra os colegas que estavam percorrendo a teia, algumas turmas não praticavam, em contra partida em outras apesar de terem passado por um processo de conscientização, reflexão e terem se declarado contra à violência demostraram atitudes de agressão. A escola possuiu um papel ativo na vida dos alunos, sendo assim é importante propiciar neste espaço momentos de reflexão e diálogo para transformações de ideias. Além disso o trabalho com tais temáticas deve ser contínuo.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectUNESPAR, Residência Pedagógica, Diálogo, Empatia.-
Título: dc.titleAUTOMUTILAÇÃO E O BULLYING NA SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS DE REFLEXÃO-AÇÃO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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