Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Ingrid da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Ednilson Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Michele Nether | - |
Autor(es): dc.creator | Tania Zaleski | - |
Autor(es): dc.creator | Josiane Gomes-Figueiredo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:40:20Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:40:20Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91064 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91064 | - |
Descrição: dc.description | A automutilação e a prática do bullying é crescente no ambiente escolar, tendo em vista que o universo adolescente se encontra mais enfraquecido com sentimentos para com o próximo, fazendo-se necessário implementar o diálogo, a empatia e a cooperação em grupo para findar conflitos internos que sejam causados pelos próprios alunos. Com o intuito de contribuir com estratégias que pudessem auxiliar na resolução de comportamentos agressivos e de automutilação ocorridas nas dependências do Colégio Estadual “Dr. Arthur Miranda Ramos” – EMF no município de Paranaguá/PR foram realizadas uma série de atividades sobre os temas gerando momentos de reflexão-ação entres os alunos do 7º ano. As atividades foram desenvolvidas juntamente a equipe pedagógica e acadêmicos do Programa de Residência Pedagógica (RP) do Curso de Licenciatura de Ciências Biológicas – UNESPAR, Campus Paranaguá. A atividades ocorreram em diferentes etapas: a) Levantamento de dados sobre a automutilação entre os alunos; b) Roda de conversa para conscientização contra a automutilação; c) Apresentação dos resultados de levantamento de automutilação na Feira de Ciências do Litoral do Paraná/2018; d) Discussão sobre as diferentes formas de bullying dentro da sala de aula e a atividade da “Teia de Aranha” com barbantes. A partir do levantamento de dados foi possível observar que um total de 171 alunos responderam o questionário sobre a prática da automutilação evidenciando a presença do ato na escola, destacando a discussão em casa como possível potencializador entre os entrevistados. Os dados foram apresentados para a comunidade escolar e na Feira de Ciências do Litoral do Paraná/ 2018 ganhando em primeiro lugar em todas as categorias da feira demostrando a importância do tema. Com o uso do aplicativo PLICKERS foram apresentadas oito situações que se caracterizavam por atos de violência e bullying para reflexão e discussão sendo possível visualizar a presença de bullying e fatos de agressões entre as turmas. Por fim foi realizada a atividade “Teia de Aranha” onde os alunos deveriam percorrer um determinado percurso feito com barbantes, podendo sofrer bullying caso encostassem na teia durante o trajeto. Mesmo quando autorizados a praticar bullying contra os colegas que estavam percorrendo a teia, algumas turmas não praticavam, em contra partida em outras apesar de terem passado por um processo de conscientização, reflexão e terem se declarado contra à violência demostraram atitudes de agressão. A escola possuiu um papel ativo na vida dos alunos, sendo assim é importante propiciar neste espaço momentos de reflexão e diálogo para transformações de ideias. Além disso o trabalho com tais temáticas deve ser contínuo. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | UNESPAR, Residência Pedagógica, Diálogo, Empatia. | - |
Título: dc.title | AUTOMUTILAÇÃO E O BULLYING NA SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS DE REFLEXÃO-AÇÃO | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: