
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Natalia Lucietto Potrich | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:57:00Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:57:00Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91063 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91063 | - |
| Descrição: dc.description | Esta comunicação parte de uma experiência docente desenvolvida na escola João Gonçalves Pinheiro pelo projeto PIBID/CAPES História na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em uma turma de 6º Ano do Ensino Fundamental. Os alunos e alunas tinham uma incrível sede por conhecimento, ocupando a aula com muitas perguntas, com pouca conexão direta com o assunto estudado. Para encaminhar esta situação tivemos a ideia de fazer uma caixa de perguntas. Com o tempo e ao lermos as perguntas, surgiu a ideia de desenvolvermos um site. A presente comunicação analisa brevemente como o site e a caixa de perguntas (enquanto materiais didáticos) auxiliaram nas aulas e contribuíram com a aprendizagem. A análise das perguntas possibilitou entender quais as demandas dos alunos e alunas, seus conhecimentos prévios e o que eles entenderam e/ou qual assunto ou aspecto estudado estimulou mais a sua curiosidade. O site gerou bastante entusiasmo por ser uma linguagem conhecida e do cotidiano dos estudantes que foram explorando e descobrindo cada função, bem com o utilizaram para fazer mais perguntas através da ferramenta. Além disso, a frase “essa pergunta você coloca nacaixa” passou a ser bastante usada e as aulas ficaram menos afogadas emquestionamentos.“Porque”, “como”, “quando” e “quantos” são palavras muito usadas para apresentar suas dúivdas e interesses. Dessa forma, a caixa de perguntas e posteriormente o site foram de extrema importância para o desenvolvimento das propostas pedagógicas com a turma. Através da caixa e do site pudemos analisar as demandas dos alunos e alunas e planejar intervenções baseadas nos questionamentos. Esta experiência possibilitou abrir um espaço extraclasse de comunicação com os jovens que impulsionou seu aprendizado. Para refletirmos sobre experiência e de bagagem utilizaremos a discussão de Larrosa (2002) e Rocha (2013) e para a discussão sobre Ensino de História dialogaremos com Silva (2016) e Costa (2015). | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID, Ensino de História, ideias prévias, site | - |
| Título: dc.title | Entre “porquês” e “quando” – as ideias prévias dos alunos do 6º ano e a produção de um site de História | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: