Entre “porquês” e “quando” – as ideias prévias dos alunos do 6º ano e a produção de um site de História

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNatalia Lucietto Potrich-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:57:00Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:57:00Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91063-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91063-
Descrição: dc.descriptionEsta comunicação parte de uma experiência docente desenvolvida na escola João Gonçalves Pinheiro pelo projeto PIBID/CAPES História na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em uma turma de 6º Ano do Ensino Fundamental. Os alunos e alunas tinham uma incrível sede por conhecimento, ocupando a aula com muitas perguntas, com pouca conexão direta com o assunto estudado. Para encaminhar esta situação tivemos a ideia de fazer uma caixa de perguntas. Com o tempo e ao lermos as perguntas, surgiu a ideia de desenvolvermos um site. A presente comunicação analisa brevemente como o site e a caixa de perguntas (enquanto materiais didáticos) auxiliaram nas aulas e contribuíram com a aprendizagem. A análise das perguntas possibilitou entender quais as demandas dos alunos e alunas, seus conhecimentos prévios e o que eles entenderam e/ou qual assunto ou aspecto estudado estimulou mais a sua curiosidade. O site gerou bastante entusiasmo por ser uma linguagem conhecida e do cotidiano dos estudantes que foram explorando e descobrindo cada função, bem com o utilizaram para fazer mais perguntas através da ferramenta. Além disso, a frase “essa pergunta você coloca nacaixa” passou a ser bastante usada e as aulas ficaram menos afogadas emquestionamentos.“Porque”, “como”, “quando” e “quantos” são palavras muito usadas para apresentar suas dúivdas e interesses. Dessa forma, a caixa de perguntas e posteriormente o site foram de extrema importância para o desenvolvimento das propostas pedagógicas com a turma. Através da caixa e do site pudemos analisar as demandas dos alunos e alunas e planejar intervenções baseadas nos questionamentos. Esta experiência possibilitou abrir um espaço extraclasse de comunicação com os jovens que impulsionou seu aprendizado. Para refletirmos sobre experiência e de bagagem utilizaremos a discussão de Larrosa (2002) e Rocha (2013) e para a discussão sobre Ensino de História dialogaremos com Silva (2016) e Costa (2015).-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID, Ensino de História, ideias prévias, site-
Título: dc.titleEntre “porquês” e “quando” – as ideias prévias dos alunos do 6º ano e a produção de um site de História-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.