O ensino do gênero poema por um recorte das três gerações do Romantismo Brasileiro no Programa de Residência Pedagógica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorKen Gonçalves da Maia-
Autor(es): dc.creatorIsabella Fagundes-
Autor(es): dc.creatorEvandro Catelão-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:41:06Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:41:06Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91061-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91061-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho foi desenvolvido como uma maneira de documentar e socializar os resultados de uma sequência didática (doravante SD) com a abordagem do gênero poema, selecionado tendo em vista sua possibilidade de aplicação na atuação profissional dos alunos como futuros professores do ensino básico. A atividade foi aplicada a duas turmas de segundo ano do ensino médio-técnico do curso de magistério em um colégio público da cidade de Curitiba. O estudo partiu da necessidade de um plano de intervenção didática dos residentes no programa de Residência Pedagógica em Língua Portuguesa apresentado pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (CAPES 06/2018). A SD em questão teve como objetivo analisar os aspectos estruturais do gênero discursivo poema inseridos em exemplares das três gerações do Romantismo Brasileiro. Como fundamentos teóricos, foram utilizados estudos sobre o gênero (GOLDSTEIN, 1998) e a escola romântica (COUTINHO, 1980) e materiais teórico/metodológicos sobre o assunto (KÖCHE & MARINELLO, 2017). Metodologicamente para as aulas, o estudo se inspirou no modelo de SD de Schneuwly, Dollz & Noverraz (2004), além de uma adaptação do modelo de SD de Cassany (1999). Com base nos conceitos de preparação, realização e avaliação de uma SD a temática e o gênero foram abordados em 6 aulas, divididas em módulos, com atenção particular à planificação do gênero, conteúdo, situação sociodiscursiva, textualização e revisão dos textos. Resultados mostraram progressão conceitual e procedimental satisfatória no que se refere ao entendimento do gênero poema e às atividades de escansão/produção pelos alunos. Em relação aos aspectos conceituais, os alunos apresentaram em suas produções maior entendimento da escola romântica e fases/grupos com base na análise de cada poema. A retextualização, por sua vez, proporcionou encarar o texto por seus princípios dialógicos a partir das capacidades transformativas do plano composicional do texto.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectGêneros discursivos-
Palavras-chave: dc.subjectPoema-
Palavras-chave: dc.subjectRomantismo Brasileiro-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino.-
Título: dc.titleO ensino do gênero poema por um recorte das três gerações do Romantismo Brasileiro no Programa de Residência Pedagógica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.