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Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | UTFPR - Campus Curitiba | - |
Autor(es): dc.creator | Ester Maria Guilherme | - |
Autor(es): dc.creator | Marcelo Lambach | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:38:25Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:38:25Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91059 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91059 | - |
Descrição: dc.description | Formação, do licenciando: Gestão e Docência Ester M.Guilherme1, Marcelo Lambach2 1 Estudante de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Curitiba (UTFPR) 2 Professor da UTFPR, Departamento de Química e Biologia /Orientador Resumo Os estágios obrigatórios supervisionados de observação e regência realizados em escolas públicas possibilita constatar algumas situações que tornam o ensino de Química distante de ser bem sucedido, produzindo uma inquietação em relação ao futuro da docência, tais como: o estudante não precisa da Química que tem sido ensinada? Se não precisa, o que será da atividade docente? Para entender os motivos do por que as metodologias inovadoras estudadas na academia não estarem presentes nas salas de aula buscou-se como objetivo principal para essa pesquisa: investigar a concepção sobre o papel social do ensino de Química que tem o professor que ministra na educação básica. Essa pesquisa caracteriza-se metodologicamente como uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, Gil (2002), tendo como instrumento para a geração de dados o uso de um questionário eletrônico realizado com professores de Química em exercício do magistério. A análise dos dados feita por meio da Análise Textual Discursiva (ATD), Santos (2012). com a qual se contrapõe as categorias constituídas a partir do estudo teórico aos dados gerados. Para a categorização do papel social para o ensino de Química fundamentou-se o presente trabalho em: Santos e Schnetzler (2003), nas Diretrizes Curriculares Estaduais/Paraná para Química de 2008 e na Base Nacional Comum Curricular de 2017 do ensino Médio em Ciências da Natureza. O papel social principal para a educação é a formação para o “exercício da cidadania”, como diz a Constituição Brasileira de 1988 no artigo 205. O ensino de Química para atender o referido papel social passou a ser entendido como “novo paradigma” que requer mudanças nas metodologias e que se deve propor “novos conteúdos e métodos de avaliação” (Santos,1992,p.191). Uma hipótese foi levantada em relação aos resultados esperados para essa pesquisa: a possível contradição dos professores que apesar de terem entendimento a respeito do papel social para o ensino de Química podem ter dificuldade de propor estratégias pedagógicas e formas de avaliação que contemplem esse objetivo. O presente trabalho traz resultados iniciais a partir da coleta de dados, os quais já apresentam indicativos e confirmação da hipótese levantada. Isso evidencia a necessidade de formação inicial e continuada que privilegie o olhar reflexivo do docente de acordo com Branco (2017); Pimenta (2009) e Maldaner (2006), explanado no trabalho, a qual possibilita a transformação na sua práxis. Vislumbra-se, com isso, a necessidade de se desenvolver aulas significativas para os estudantes com entendimento do papel social para o ensino de Química pelo professor e com sua formação reflexiva. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aulas significativas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estágios | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professor Reflexivo | - |
Título: dc.title | CONCEPÇÕES SOBRE O PAPEL SOCIAL DO ENSINO DE QUÍMICA ATRIBUÍDO PELO PROFESSOR DO ENSINO MÉDIO. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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