A CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE EM LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAna De Sousa Amorim-
Autor(es): dc.creatorAndresa Xavier-
Autor(es): dc.creatorAline Hernandes-
Autor(es): dc.creatorIsadora Paiva Espinosa-
Autor(es): dc.creatorLuis Pinheiro Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:43:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:43:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91058-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91058-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho consiste em dissertar sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na E.E.EM Jerônimo Mércio da Silveira durante o projeto Residência Pedagógica e, em paralelo, discutir como a prática docente se constrói em um contexto de imersão, no ambiente escolar, no ensino de língua espanhola. O núcleo Línguas Adicionais da Residência Pedagógica é formado por 24 discentes do curso de Letras - Línguas Adicionais que atuam em diferentes escolas do estado do Rio Grande do Sul, neste trabalho discutimos as intervenções realizadas por 8 destas discentes. As práticas as quais este trabalho fazem referência começaram no primeiro semestre de 2019 e estarão em desenvolvimento até o segundo semestre do mesmo ano. Para elaborar as propostas de intervenções consideramos os Parâmetros Curriculares Nacionais que preveem conteúdos e métodos a serem utilizados na sala de aula. Além de evidenciar a importância da língua adicional como um direito. Neste sentido, as práticas aqui presentes buscam relacionar a língua com sua cultura, e, por sua vez, com diversos contextos de usos e possibilidades. Em turmas de 6º ao 9º ano do ensino fundamental e de 1º a 3º ano do Ensino Médio, as discentes aplicaram intervenções relacionadas à música, cultura e ao uso cotidiano da língua. Através de atividades escritas, de conversação, compreensão auditiva e de compreensão leitora, visou-se fomentar a importância do espanhol para além das avaliações e desmistificar crenças e mitos sobre o ensino e a aprendizagem de língua adicional. Através de aulas estruturadas em temas transversais, como literatura, nacionalidade, cultura e sociedade, tornou-se possível ensinar a gramática de forma a propor a participação individual e em grupo dos alunos. Por fim, os alunos de 1º a 3º ano do Ensino Médio foram preparados para se apresentar no sarau, ocorrido no Centro Cultural de Candiota, onde apresentaram músicas e poemas da cultura hispânica. Para o segundo semestre de 2019, espera-se continuar e finalizar o trabalho com os temas escolhidos inicialmente e estabelecer o desenvolvimento dos alunos através das intervenções aplicadas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectdocência, imersão, intervenção-
Título: dc.titleA CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE EM LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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