
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Ana De Sousa Amorim | - |
| Autor(es): dc.creator | Andresa Xavier | - |
| Autor(es): dc.creator | Aline Hernandes | - |
| Autor(es): dc.creator | Isadora Paiva Espinosa | - |
| Autor(es): dc.creator | Luis Pinheiro Pereira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:43:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:43:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91058 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91058 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho consiste em dissertar sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas na E.E.EM Jerônimo Mércio da Silveira durante o projeto Residência Pedagógica e, em paralelo, discutir como a prática docente se constrói em um contexto de imersão, no ambiente escolar, no ensino de língua espanhola. O núcleo Línguas Adicionais da Residência Pedagógica é formado por 24 discentes do curso de Letras - Línguas Adicionais que atuam em diferentes escolas do estado do Rio Grande do Sul, neste trabalho discutimos as intervenções realizadas por 8 destas discentes. As práticas as quais este trabalho fazem referência começaram no primeiro semestre de 2019 e estarão em desenvolvimento até o segundo semestre do mesmo ano. Para elaborar as propostas de intervenções consideramos os Parâmetros Curriculares Nacionais que preveem conteúdos e métodos a serem utilizados na sala de aula. Além de evidenciar a importância da língua adicional como um direito. Neste sentido, as práticas aqui presentes buscam relacionar a língua com sua cultura, e, por sua vez, com diversos contextos de usos e possibilidades. Em turmas de 6º ao 9º ano do ensino fundamental e de 1º a 3º ano do Ensino Médio, as discentes aplicaram intervenções relacionadas à música, cultura e ao uso cotidiano da língua. Através de atividades escritas, de conversação, compreensão auditiva e de compreensão leitora, visou-se fomentar a importância do espanhol para além das avaliações e desmistificar crenças e mitos sobre o ensino e a aprendizagem de língua adicional. Através de aulas estruturadas em temas transversais, como literatura, nacionalidade, cultura e sociedade, tornou-se possível ensinar a gramática de forma a propor a participação individual e em grupo dos alunos. Por fim, os alunos de 1º a 3º ano do Ensino Médio foram preparados para se apresentar no sarau, ocorrido no Centro Cultural de Candiota, onde apresentaram músicas e poemas da cultura hispânica. Para o segundo semestre de 2019, espera-se continuar e finalizar o trabalho com os temas escolhidos inicialmente e estabelecer o desenvolvimento dos alunos através das intervenções aplicadas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | docência, imersão, intervenção | - |
| Título: dc.title | A CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE EM LÍNGUA ESPANHOLA ATRAVÉS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: