
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Isadora Martins | - |
| Autor(es): dc.creator | Matheus Varoni | - |
| Autor(es): dc.creator | Marlene da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | André de Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:33:17Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:33:17Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91057 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91057 | - |
| Descrição: dc.description | A história da ciência e a trajetória da educação sempre estiveram ligadas ao conhecimento científico e às técnicas pelas quais esse conhecimento é produzido. Educar pela pesquisa no Ensino Fundamental (E.F) pode ser uma metodologia que contempla a relação teoria/prática, o desenvolvimento da investigação e a autonomia crítica. Considerando as vantagens educacionais do uso de situações de investigação e pesquisa nas séries finais do E.F., sobretudo, para a construção do conhecimento do aluno como sujeito ativo e participativo, este trabalho teve como objetivo envolver alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Estadual Unidade Pólo, Maringá-PR, com bolsistas de Iniciação à Docência (ID) do Programa Institucional de Bolsas de iniciação à Docência-PIBID, do curso de ciências biológicas da Universidade Estadual de Maringá (UEM) em atividades de pesquisa. Para tanto, vem sendo desenvolvido no colégio (com área física externa contemplada com número expressivo de árvores de médio e grande porte) o projeto "Pequeno Cientista". Neste projeto estão sendo coletados trimestralmente, com metodologia padronizada, materiais da serrapilheira (camada superficial do solo), provenientes de espaços que ficam embaixo do dossel arbóreo e espaços sem arborização, com objetivo de evidenciar a importância das árvores não somente no microclima local, como na diversidade da mesofauna do solo. Os materiais coletados estão sendo triados, identificados ao nível taxonômico de ordem e contados no microscópio estereoscópico por seis alunos do Ensino Fundamental II, com orientação dos alunos do PIBID. O desenvolvimento das atividades tem favorecido o pensamento reflexivo quanto às metodologias de ensino, proporcionando oportunidades para os futuros professores vivenciarem na prática as teorias pedagógicas discutidas semanalmente nos encontros com o coordenador do programa, além de oportunizar possibilidades de criação e participação em práticas docentes, de caráter inovador no processo de ensino e aprendizagem. É notório também que o projeto vem proporcionando aos alunos do Ensino Fundamental, o estímulo e a curiosidade por situações cotidianas da natureza, uma vez que eles têm contato direto com os organismos do solo, formulam hipóteses, solucionam dúvidas e conhecem as particularidades dos grupos de organismos. Isso, desperta neles o interesse em observar os ambientes e os seres que os integram, bem como respeitar e valorizar a vida em todas as suas formas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | projeto | - |
| Palavras-chave: dc.subject | investigação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | autonomia crítica. | - |
| Título: dc.title | CONTRIBUIÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO DE PESQUISA NO ENSINO FUNDAMENTAL II, DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE MARINGÁ/PR | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: