O QUE TEMOS PARA CONTAR SOBRE A APLICAÇÃO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ENSINAR E APRENDER COM SENTIDO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMatheus Varoni-
Autor(es): dc.creatorIsadora Martins-
Autor(es): dc.creatorAndré de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:40:13Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:40:13Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91054-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91054-
Descrição: dc.descriptionUm dos empecilhos que a ciência encontra no ensino é sua metodologia repleta de termos. Sendo assim, é necessário buscar por alternativas que despertem o interesse dos alunos. As oficinas, cujo método relaciona os conteúdos com uma forma diferente de aprendizagem, proporcionam condições de analisar os fenômenos sob a investigação científica de uma forma envolvente e dinâmica, contribuindo para o processo de aprendizagem dos educandos, e sendo portanto, um recurso que pode ser explorado. Porém, a organização das oficinas não deve ser pautada na exposição do conhecimento, mas sim na sua construção, levando em conta os saberes prévios dos alunos para que ocorram as interações sociais necessárias à aprendizagem de maneira significativa, como discursa o Ensino de Ciências por Investigação (ECI). Tendo isso em vista, esse trabalho tem como objetivo relatar a vivência de dois alunos do Subprojeto do Curso de Ciências Biológicas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Estadual de Maringá (PIBID/CAPES - UEM) durante a aplicação da oficina “Rocha e Solo: Construindo um Terrário” em uma escola do município de Maringá/PR. O público-alvo da oficina foram turmas de 4° e 5° ano do Ensino Fundamental e o tema escolhido a partir da sugestão da escola foram os solos e as rochas. Devido às considerações apresentadas, os bolsistas de Iniciação à Docência (ID) optaram pela oficina pedagógica como estratégia metodológica. A metodologia utilizada foi a construção de um terrário que possibilitasse aos alunos vivenciar as características das rochas e dos solos além de aplicar seus conhecimentos sobre o tema de uma forma prazerosa e lúdica e construir novos aprendizados pelo ensino investigativo. Para a construção dos terrários foram utilizadas a base de garrafas PET’s e outros recipientes recicláveis, terra, areia, pedras, sementes de flores, água e papel filme. Na construção do terrário, foram colocadas, respectivamente, as camadas de rocha, terra, areia, e terra onde foram plantadas as sementes. O terrário foi regado e fechado com o papel filme. Cada terrário foi construído individualmente pelos alunos, colocando-os em uma posição de papel ativo no processo de ensino, com o auxílio e orientação dos alunos ID, que sempre promoviam o ensino investigativo através de questionamentos e reflexões. Foi notável a participação e o interesse dos educandos ao realizar as atividades e, por meio dos desenhos, esquemas, questionamentos e durante a construção do terrário, percebemos que os alunos se aprofundaram nos conceitos formais que envolvem os estudos dos solos e das rochas, fato que evidencia a contribuição das oficinas e do ECI para o aprendizado. Para os alunos ID, a aplicação da oficina possibilitou uma forma de vivenciar a prática escolar, contribuindo para o aumento da bagagem de experiências em licenciatura e promovendo reflexões acerca das práticas educativas e didáticas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectOficinas-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino Investigativo-
Palavras-chave: dc.subjectCiências.-
Título: dc.titleO QUE TEMOS PARA CONTAR SOBRE A APLICAÇÃO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ENSINAR E APRENDER COM SENTIDO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.