
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Daisy Nunes | - |
| Autor(es): dc.creator | Felipe Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Luana Fagundes | - |
| Autor(es): dc.creator | Raphaella Paula | - |
| Autor(es): dc.creator | Elena Mello | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:37:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:37:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91053 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91053 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho objetiva analisar o uso de atividades práticas para o ensino de Físicano Ensino Médio, desenvolvido no primeiro semestre de 2019, por quatroacadêmicos residentes do Programa Residência Pedagógica - Núcleo Ciências daNatureza Uruguaiana, que se inseriram na realidade escolar como regentes em umaescola pública de Ensino Médio na cidade de Uruguaiana. Apresenta reflexões sobreatividades práticas inovadoras realizadas nos primeiros, segundos e terceiros anosdo Ensino Médio. A partir de práticas, os estudantes conseguiram compreender evisualizar os conteúdos de Física no seu contexto cotidiano, o que tornou aaprendizagem do componente curricular mais prazerosa e com maior facilidade noentendimento dos conteúdos. O uso de experimentos é de extrema importância,assim como o uso de estratégias pedagógicas inovadoras, possibilitando que osestudantes se sintam interessados, curiosos, instigados a buscar e entender, deforma teórico-prática, conceitos e leis físicas. Dessa forma, a Física no Ensino Médiodeixa de ser algo considerado difícil e, às vezes, até impossível e os alunos maisinteressados. O uso de atividades práticas em sala de aula melhoraconsideravelmente a aprendizagem dos alunos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programa Residência Pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ensino de Física | - |
| Palavras-chave: dc.subject | inovação pedagógica. | - |
| Título: dc.title | FÍSICA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: