
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Claudete da Silva Martins | - |
| Autor(es): dc.creator | Nádia Carolina Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:41:30Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:41:30Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-12 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91050 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91050 | - |
| Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo apresentar o projeto Aprochegar: fortalecendo laços no Intra-RP que tem por finalidade oportunizar a constituição de espaço-tempo para promoção de ações socioculturais e formativas aos acadêmicos e docentes dos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Pampa, que estão vinculados ao Programa de Residência Pedagógica. Para tanto, elaborou-se uma pesquisa documental com análise do Projeto Institucional do Programa de Residência Pedagógica na UNIPAMPA e do Projeto Aprochegar com abordagem qualitativa de natureza exploratória. Espera-se identificar as possíveis contribuições desse projeto em relação à formação acadêmico-profissional de docentes, a inovação pedagógica e promover a reflexão sobre o Programa Residência Pedagógica. A partir da pesquisa realizada pode-se verificar as principais contribuições do projeto Aprochegar são: o reconhecimento de que cada núcleo possui características que os definem; as ações formativas que estão sendo desenvolvidas promoveram a união dos residentes entre si; a reflexão sobre inovação pedagógica e práticas pedagógicas desenvolvidas. Concluímos que a formação acadêmico-profissional dos residentes está sendo desenvolvida, e que o projeto Aprochegar tem permitido aos futuros docentes ampliarem seus conhecimentos, qualificarem sua formação e, principalmente permitir a interação e compartilhamento de experiências, especialmente as vinculadas ao Programa de Residência Pedagógica. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | formação acadêmico-profissional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | inovação pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | ação sociocultural. | - |
| Título: dc.title | PROJETO APROCHEGAR: uma perspectiva social, cultural e formativa no Programa de Residência Pedagógica - UNIPAMPA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: