
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Renata Machado | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:08:13Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:08:13Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91049 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91049 | - |
| Descrição: dc.description | Estar participando de um programa como o PIBID, é uma experiência impar, me sinto privilegiada em poder estar dentro de uma sala de aula e trocar experiências. Porem, acho de suma importância uma maneira de anotar e escrever essas vivencias, devido a isso eu sou adepta de diários de bordo, e assim como Jonh Locke que foi o pioneiro em matéria de diários, em 1714, seguido por Marc – Antoine Jullien em 1808, que trouxe o diário como fonte de pesquisa, e claro que a minha inspiradora Janusz Korczak, que trás o diário pedagógico, segundo ela um estudante de medicina aprende a olhar e depois identificar os sintomas, ele elabora um diagnostico, ele anota no prontuário e para um professor em formação não pode ser diferente, assim como os vômitos e a febre estão para o estudante de medicina, os sorrisos e as lagrimas estão para o educador, segundo ela também, a gente estabelece um balanço da vida através das anotações. E foi assim que criei um diário de bordo para minhas experiências no PIBID – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. O Diário de uma Pibidiana, e esse relato é um fragmento desse diário, onde relato uma conquista mútua, os alunos conquistaram um dez que jamais haviam tirado e eu os conquistei. Um trio de meninos na escola onde sou bolsista, não participavam das aulas, eram agressivos, e muitas vezes os percebi com indiferença para as aulas. Quase todas as terças alguém da direção entrava na sala para dar uma lição. Eu de longe, só observava. Até que chegou um momento onde tive abertura de um dos meninos. O meu professor supervisor solicitou que os mesmos criassem objetos usando cor e movimento. No momento exato eu entrei na roda e dei sugestões, e quando percebi a receptividade, fomos nos envolvendo, criando, fomos para rua, deixei eles usarem o celular para filmar, procuramos materiais juntos e as produções foram saindo. Em meio a risadas, cores e movimentos eu os conquistei, ganhei abraços e começaram a sair sorrisos que até então não eram visíveis. Segundo o professor supervisor, essa conquista era minha, eles estavam mais leves e participativos. E para quem não parava na sala, não fazia atividades, as vezes ficavam sem notas, agora ganharam 10 na produção (o que os motivou ainda mais) e começaram a demonstrar interesse, não saem da sala e ficam produzindo. Costumo dizer que o aprender a ensinar arte, está me ensinando a ser. E poder ter essa experiência durante meu percurso formativo é muito valioso. A arte é capaz de mudar, de transformar não somente o aluno, como também o professor, e esse relato só me da a certeza de que eu escolhi o caminho certo, o da docência. A docência em artes! (* exists ) (301 - 400 of 100+ unfiltered; displaying 100 filtered) | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | diário de bordo, docência, PIBID, arte, percurso formativo. | - |
| Título: dc.title | Diário de uma Pibidiana: Do zero ao 10 com muita cor, alegria, movimento e risadas. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: