EXTRAÇÃO DE DNA DO MORANGO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA PIBID

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAna Amaral-
Autor(es): dc.creatorEdlaine Siqueira-
Autor(es): dc.creatorStephani Silva-
Autor(es): dc.creatorLia Antiqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:52:16Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:52:16Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91044-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91044-
Descrição: dc.descriptionCom a finalidade de fixação do conteúdo teórico, as atividades práticas são uma ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem. Como parte das atividades do programa PIBID, núcleo Biologia na UTFPR em Ponta Grossa, foi realizada uma prática simplificada de extração de DNA do morango. O objetivo geral foi abordar conceitos de genética básica com os estudantes do terceiro ano do ensino médio, mostrando como se extrai o DNA. Além disso, buscou-se demonstrar a importância da química e da biologia como uma forma de pensar e falar sobre o mundo. Os alunos foram divididos em dois grupos, onde um ficou em sala assistindo à aula teórica e o outro foi para o laboratório. No laboratório, os estudantes foram divididos em quatro grupos, sendo que cada um tinha os materiais necessários para realizar a prática. Percebeu-se que os participantes ficaram entusiasmados com a possibilidade de extrair o DNA, pois geralmente estas técnicas são abordadas nas aulas teóricas como sendo caras e distantes da realidade, de forma que não seria possível realizar com equipamentos/utensílios simples em laboratório escolar. Durante a realização das atividades os alunos fizeram perguntas sobre a função e a estrutura desta importante molécula, e ao decorrer da atividade muitos questionaram curiosos sobre as etapas que foram realizadas para chegar ao produto final, perguntando do porquê era necessário passar por cada uma delas e o que cada procedimento causava do ponto de vista químico e biológico no morango que permitia chegar ao isolamento do DNA. Neste momento percebeu-se que os objetivos específicos da atividade também foram atingidos, pois buscou-se fazer a transposição do conteúdo teórico para a realidade, de forma descontraída, levando os alunos a analisarem os processos de forma crítica e realizarem a atividade em equipe para obterem seus resultados. Desta forma, uma prática simples e de baixo custo foi muito proveitosa e permitiu aos bolsistas um momento de experiência junto à turma, sob acompanhamento da supervisora. Como reflexão final, percebeu-se a necessidade de que o ensino seja prático e divertido para despertar o interesse dos alunos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectÁcido desoxirribonucleico, Ensino de Biologia, PIBID-
Título: dc.titleEXTRAÇÃO DE DNA DO MORANGO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROGRAMA PIBID-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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