UMA BREVE ANÁLISE DO CONTEXTO DE PRODUÇÃO DE TEXTO CONTIDO NO PROGRAMA DE FOMENTO À IMPLEMENTAÇÃO DE ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL: PORTARIA N°1.145/16

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Autor(es): dc.creatorLuis Vieira-
Autor(es): dc.creatorEverton Martins-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:22:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:22:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91041-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91041-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa busca a análise do Programa de Fomento à Implementação de Escolas em Tempo Integral, instituído pela portaria N°1.145/16/MEC. A partir do contexto de produção de texto, utilizando como referencial teórico-analítico as contribuições da “policy cycle approach” (abordagem do ciclo de políticas) formulada por Stephen Ball e Richard Bowe em 1992, a partir dos escritos de Jefferson Mainardes (2006). Nesse sentido, foi buscado responder algumas perguntas: De onde surge o programa? Quais as razões que legitimam sua proposição? Em que se consiste? Como será avaliado o programa? Quais as influências do programa na formulação dos currículos das Secretarias Estaduais de Educação? Para tal, foram usadas como fontes para análise documental à Exposição de Motivos (EM) 84/2016/MEC, os documentos deliberativos relacionados à Medida Provisória (MPV) N°746/16, assim como, a Portaria N°1.145/16/MEC. Como metodologia foi analisado o discurso da Portaria N° 1.145/16 buscando responder as perguntas acima referidas. Como justificativa para tal, a reflexão sobre as políticas educacionais deve ser feita rotineiramente, tendo em vista que o mesmo se trata de uma construção social, sendo que a sociedade se modifica constantemente, a educação também o faz, portanto, a política educacional exerce influência direta no sistema educacional, sendo necessário uma reflexão sobre o mesmo. Como resultados foi obtido que o programa surge a partir de uma precariedade estrutural no ensino médio, relatada pelo então Ministro da Educação, constituindo um programa que visa o envio de recursos financeiros para os estados, os quais devem formular currículos segundo as diretrizes do programa e os quais serão avaliados por meio do índice de evasão escolar e das notas dos estudantes no ENEM. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa qualitativa, com a metodologia de analise documental. Contudo, esta pesquisa apresenta resultados parciais, sendo objetivado futuras pesquisas relacionadas à temática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEducação, Currículo, Neoescolanovismo.-
Título: dc.titleUMA BREVE ANÁLISE DO CONTEXTO DE PRODUÇÃO DE TEXTO CONTIDO NO PROGRAMA DE FOMENTO À IMPLEMENTAÇÃO DE ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL: PORTARIA N°1.145/16-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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