TRICK-OR-TREAT: DISCUSSÃO SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL NAS AULAS DE INGLÊS

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorDaniela Moro-
Autor(es): dc.creatorKaren Alves-
Autor(es): dc.creatorJéssica Azevedo-
Autor(es): dc.creatorIsaphi Alvarez-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:39:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:39:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-11-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91038-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91038-
Descrição: dc.descriptionEste trabalho tem como objetivo principal descrever o planejamento e o processo de implementação de atividades didáticas realizadas por bolsistas do Programa Residência Pedagógica Inglês e Espanhol da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. O projeto acompanha a escola municipal Vereador Carlos Mario Mercio Silveira, que tem o espanhol nas turmas do ensino fundamental e EJA e que, a partir do Programa Residência Pedagógica, passou a ofertar oficinas de língua inglesa na escola em 2018. O foco deste trabalho está voltado para o planejamento e implementação das oficinas de inglês como língua adicional (LEFFA, IRALA, 2014) dadas no segundo semestre de 2018 para alunos do 7º e 8º anos. O tema utilizado como norte das atividades foi a celebração americana do Halloween, além do aporte de temas transversais, tais como pluralidade cultural, ética e temas locais, estes últimos relacionados à realidade da escola. Para o desenvolvimento das atividades nos baseamos no conceito de multiletramentos (BRASIL, 2006) em que, a partir da ideia de Multiculturalismo, planejamos e implementamos atividades com o intuito de apresentar e discutir as diferenças culturais existentes entre Brasil e Estados Unidos, utilizando-nos assim do ensino da língua inglesa como instrumento de acesso desses alunos a outra cultura bastante difundida no Brasil. Conforme o documento oficial do Ministério da Educação, Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Línguas Estrangeiras – OCEM – LE (BRASIL, 2006), o ensino de línguas tem uma função educacional no que diz respeito à formação dos indivíduos, em que deve incluir o desenvolvimento de aspectos como a consciência social, a criatividade e a mente aberta para conhecimentos novos, como novos modos de pensar e ver o mundo. Além disso, também utilizamos o PNLD (2018) como base para o planejamento e implementação das oficinas de inglês na escola. Este trabalho está inserido na área da Linguística Aplicada e o procedimento metodológico utilizado é o método da pesquisa-ação, que tem como finalidade melhorar a prática através da reflexão sobre a pesquisa, a ação e a formação dos docentes envolvidos (LATORRE, 2003). No decorrer das atividades, percebemos que os alunos puderam ampliar seu entendimento em relação à cultura americana, neste caso, ao compará-la, analisá-la e discuti-la com sua própria cultura. Também notamos a ampliação lexical dos estudantes na realização das atividades didáticas e em momentos nos quais os alunos puderam por em prática o conteúdo aprendido, fora da sala de aula.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectLíngua inglesa-
Palavras-chave: dc.subjectMulticulturalismo.-
Título: dc.titleTRICK-OR-TREAT: DISCUSSÃO SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL NAS AULAS DE INGLÊS-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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