Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Daniela Moro | - |
Autor(es): dc.creator | Karen Alves | - |
Autor(es): dc.creator | Jéssica Azevedo | - |
Autor(es): dc.creator | Isaphi Alvarez | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:39:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:39:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91038 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91038 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho tem como objetivo principal descrever o planejamento e o processo de implementação de atividades didáticas realizadas por bolsistas do Programa Residência Pedagógica Inglês e Espanhol da UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa, campus Bagé. O projeto acompanha a escola municipal Vereador Carlos Mario Mercio Silveira, que tem o espanhol nas turmas do ensino fundamental e EJA e que, a partir do Programa Residência Pedagógica, passou a ofertar oficinas de língua inglesa na escola em 2018. O foco deste trabalho está voltado para o planejamento e implementação das oficinas de inglês como língua adicional (LEFFA, IRALA, 2014) dadas no segundo semestre de 2018 para alunos do 7º e 8º anos. O tema utilizado como norte das atividades foi a celebração americana do Halloween, além do aporte de temas transversais, tais como pluralidade cultural, ética e temas locais, estes últimos relacionados à realidade da escola. Para o desenvolvimento das atividades nos baseamos no conceito de multiletramentos (BRASIL, 2006) em que, a partir da ideia de Multiculturalismo, planejamos e implementamos atividades com o intuito de apresentar e discutir as diferenças culturais existentes entre Brasil e Estados Unidos, utilizando-nos assim do ensino da língua inglesa como instrumento de acesso desses alunos a outra cultura bastante difundida no Brasil. Conforme o documento oficial do Ministério da Educação, Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Línguas Estrangeiras – OCEM – LE (BRASIL, 2006), o ensino de línguas tem uma função educacional no que diz respeito à formação dos indivíduos, em que deve incluir o desenvolvimento de aspectos como a consciência social, a criatividade e a mente aberta para conhecimentos novos, como novos modos de pensar e ver o mundo. Além disso, também utilizamos o PNLD (2018) como base para o planejamento e implementação das oficinas de inglês na escola. Este trabalho está inserido na área da Linguística Aplicada e o procedimento metodológico utilizado é o método da pesquisa-ação, que tem como finalidade melhorar a prática através da reflexão sobre a pesquisa, a ação e a formação dos docentes envolvidos (LATORRE, 2003). No decorrer das atividades, percebemos que os alunos puderam ampliar seu entendimento em relação à cultura americana, neste caso, ao compará-la, analisá-la e discuti-la com sua própria cultura. Também notamos a ampliação lexical dos estudantes na realização das atividades didáticas e em momentos nos quais os alunos puderam por em prática o conteúdo aprendido, fora da sala de aula. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Multiculturalismo. | - |
Título: dc.title | TRICK-OR-TREAT: DISCUSSÃO SOBRE DIVERSIDADE CULTURAL NAS AULAS DE INGLÊS | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: