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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Danielly Milano | - |
| Autor(es): dc.creator | Samara Fabris | - |
| Autor(es): dc.creator | Lucas Tavares | - |
| Autor(es): dc.creator | Marcus Spolle | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:08:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:08:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91037 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91037 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho objetiva refletir sobre a utilização de recursos tecnológicos, como jogos de computador, para o ensino do conteúdo de processos sociais, na disciplina de sociologia. Os processos sociais, caracterizados como as mudanças originadas da interação entre indivíduos em uma sociedade, são divididos em categorias associativas e dissociativas (OLIVEIRA, 2001). A mediação tecnológica como recurso didático, pode ser um aliado importante para os professores na busca por estreitar a relação aluno-conteúdo e acrescentar inovações as aulas, acompanhando, assim, as mudanças na sociedade (MERCADO, 1999). Este aspecto é tratado através do relato de uma atividade realizada em duas turmas de primeiro ano do ensino médio da rede estadual, no município de Pelotas, por integrantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), intitulada “Continue falando e ninguém explode”. Utilizou-se como aporte teórico sobre o conteúdo de processos sociais, Oliveira (2001) e Lakatos e Marconi (1990). Como recurso didático, foi aplicado o jogo de computador “Keep Talking and Nobody Explodes”, que consiste em uma bomba virtual com tempo de cinco minutos. Possui módulos a serem desarmados, como desafios, gerados aleatoriamente a cada jogada. É necessário que os participantes dividam-se em grupos, dos quais um grupo ou uma pessoa fique em contato direto com a bomba virtual e os demais com os módulos de desarme, ou seja, os manuais para desarmar as bombas. O jogo possui alguns níveis, na atividade utilizou-se o primeiro, e seus respectivos módulos (fios, teclado e botão). O principal desafio, neste jogo, é a comunicação entre os participantes. Os grupos podem repetir até que consigam desativar. Concluída a atividade, foram expostos os conceitos de processos sociais e suas categorias. Utilizou-se como exemplo as interações entre os alunos durante o jogo, para que pudessem identificar quais tipos de processos sociais ocorreram. A atividade, desta forma, buscou aproximar os alunos do conteúdo. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino-aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Processos sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia. | - |
| Título: dc.title | VOLTANDO A ATENÇÃO PARA OS RECURSOS DIDÁTICOS: COMO UM JOGO DE COMPUTADOR PODE AJUDAR NO ENSINO DE SOCIOLOGIA? | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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