SIMETRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DO CONCEITO DE SIMETRIA AXIAL E BILATERAL REALIZADA DURANTE EXPOSIÇÃO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGustavo de Medeiros-
Autor(es): dc.creatorAna Costa Spohr-
Autor(es): dc.creatorAnderson Miguel-
Autor(es): dc.creatorEduarda da Silva-
Autor(es): dc.creatorMaria de Bastos Marques-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:07:47Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:07:47Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91036-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91036-
Descrição: dc.descriptionIncentivada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, alunos e docentes vinculados ao programa elaboraram e realizaram uma exposição matemática itinerante intitulada Workshop da matemática, em quatro escolas públicas do município de Toledo - PR, tendo como objetivo principal incentivar nos alunos o gosto pela matemática. Durante a exposição foram apresentadas algumas aplicações de diversos conceitos da matemática de uma forma descontraída e lúdica. A exposição foi pensada, elaborada e realizada considerando a semana do dia nacional da matemática. Antecipadamente foram realizadas pelos alunos participantes do PIBID-TD, pesquisas em relação a exposições e atividades que poderiam ser desenvolvidas no dia da apresentação em cada um dos colégios onde a exposição foi realizada. Alguns materiais utilizados durante a exposição foram confeccionados pelos próprios alunos do PIBID e outros foram adquiridos com recursos disponibilizados para esse fim. Ao todo, os participantes do PIBID se dividiram em quatro grandes grupos e cada um abordou temas específicos inerentes a uma determinada área da matemática. Neste trabalho será relatado o que foi possível observar durante a exposição realizada considerando os materiais confeccionados e utilizados pelo grupo de trabalho responsável pelo conceito de simetria. Inicialmente será apresentada uma visão geral sobre o conceito de simetria, mais precisamente sobre simetria axial e bilateral, que foram de certa forma o foco daquilo que foi explorado nos materiais construídos e apresentados durante a exposição. Além disso, faz-se uma rápida abordagem sobre o contexto de exposições, ligando-a a área matemática destacando aspectos positivos e negativos de sua elaboração e aplicação. Por fim é apresentado uma explicação a respeito da construção dos materiais, assim como a utilização desses mesmos materiais e os métodos utilizados para o ensino do conceito de simetria feita durante a exposição, concluindo com uma reflexão em relação à atividade como um todo, com comentários acerca do ensino matemático atual e sugestões de abordagem para exposições itinerantes futuras.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectExposição de Matemática;Simetria;Educação;Lúdico.-
Título: dc.titleSIMETRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DO CONCEITO DE SIMETRIA AXIAL E BILATERAL REALIZADA DURANTE EXPOSIÇÃO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.