
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Gustavo de Medeiros | - |
| Autor(es): dc.creator | Ana Costa Spohr | - |
| Autor(es): dc.creator | Anderson Miguel | - |
| Autor(es): dc.creator | Eduarda da Silva | - |
| Autor(es): dc.creator | Maria de Bastos Marques | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:07:47Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:07:47Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91036 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91036 | - |
| Descrição: dc.description | Incentivada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, alunos e docentes vinculados ao programa elaboraram e realizaram uma exposição matemática itinerante intitulada Workshop da matemática, em quatro escolas públicas do município de Toledo - PR, tendo como objetivo principal incentivar nos alunos o gosto pela matemática. Durante a exposição foram apresentadas algumas aplicações de diversos conceitos da matemática de uma forma descontraída e lúdica. A exposição foi pensada, elaborada e realizada considerando a semana do dia nacional da matemática. Antecipadamente foram realizadas pelos alunos participantes do PIBID-TD, pesquisas em relação a exposições e atividades que poderiam ser desenvolvidas no dia da apresentação em cada um dos colégios onde a exposição foi realizada. Alguns materiais utilizados durante a exposição foram confeccionados pelos próprios alunos do PIBID e outros foram adquiridos com recursos disponibilizados para esse fim. Ao todo, os participantes do PIBID se dividiram em quatro grandes grupos e cada um abordou temas específicos inerentes a uma determinada área da matemática. Neste trabalho será relatado o que foi possível observar durante a exposição realizada considerando os materiais confeccionados e utilizados pelo grupo de trabalho responsável pelo conceito de simetria. Inicialmente será apresentada uma visão geral sobre o conceito de simetria, mais precisamente sobre simetria axial e bilateral, que foram de certa forma o foco daquilo que foi explorado nos materiais construídos e apresentados durante a exposição. Além disso, faz-se uma rápida abordagem sobre o contexto de exposições, ligando-a a área matemática destacando aspectos positivos e negativos de sua elaboração e aplicação. Por fim é apresentado uma explicação a respeito da construção dos materiais, assim como a utilização desses mesmos materiais e os métodos utilizados para o ensino do conceito de simetria feita durante a exposição, concluindo com uma reflexão em relação à atividade como um todo, com comentários acerca do ensino matemático atual e sugestões de abordagem para exposições itinerantes futuras. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Exposição de Matemática;Simetria;Educação;Lúdico. | - |
| Título: dc.title | SIMETRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM DO CONCEITO DE SIMETRIA AXIAL E BILATERAL REALIZADA DURANTE EXPOSIÇÃO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: