JOGOS E ENSINO DE HISTÓRIA

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUnioeste Campus Marechal Cândido Rondon-
Autor(es): dc.creatorGiulia Beatriz Schossler Plassmann-
Autor(es): dc.creatorThais Thomé-
Autor(es): dc.creatorAparecida Darc Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:29:03Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:29:03Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91034-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91034-
Descrição: dc.descriptionAs aulas de história tendem a ser classificadas pelos alunos como chatas ou cansativas devido a diversos fatores que estão relacionados à quantidade de conteúdo ou ao método de ensino utilizado pelo professor. Entretanto, com a experiência que o PIBID fornece, torna-se perceptível a dificuldade em elaborar uma aula descontraída sabendo que a carga horária de alguns professores é imensamente sobrecarregada. Neste caso, é visível salientar a importância da presença das universidades nas escolas. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID contribui de forma positiva tanto para os alunos que estão cursando licenciatura, quanto para as escolas que estão recebendo os bolsistas e voluntários. Estas trocas de experiências e ensinamentos mostra como é ser professor, expondo as potencialidades, dificuldades e limitações do ensino público. Durante o período de um ano de projeto, foram elaborados dois jogos para o ensino de História direcionado ao conteúdo das séries iniciais. O primeiro jogo a ser elaborado é um quebra-cabeça feito por fotografias que representam a vida dos colonos e dos indígenas que viviam no interior do Paraná. O segundo é um jogo da memória composto por 10 pares de cartas formados por fotografias antigas e atuais de instituições e lugares públicos de Marechal Cândido Rondon. A metodologia utilizada consiste em discussões historiográficas sobre o ensino de História com o propósito de compreender as possíveis formas para a aplicação dos jogos. Nesse ínterim, foi elaborado um breve roteiro de observação com o intuito de refinar o olhar para a sala de aula a fim de coletar dados que contribuam para a construção dos jogos. Além disso, foi criado outro roteiro que explica as regras e as diversas possibilidades de utilizar os jogos como ferramenta pedagógica. Esta experiência foi realizada com os alunos do 3º, 4º e 5º ano da Escola Municipal Criança Feliz na cidade de Marechal Cândido Rondon. Os resultados da pesquisa ainda não estão concluídos, mas ao utilizar jogos como ferramenta de ensino, é possível construir uma aula divertida e atrativa, aproximando o aluno do conhecimento científico. Este método apresentou boas respostas, fez com que os alunos aprendessem o conteúdo e conseguissem lidar com o trabalho em equipe. Estes ensinamentos são fundamentais para os alunos das séries iniciais que estão recentemente inseridos em grupos sociais que não pertencem à família. Assim, o aluno desde cedo aprende a enfrentar os desafios e a respeitar a pluralidade que é viver em sociedade.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectQuebra-cabeça-
Palavras-chave: dc.subjectJogo da Memória-
Palavras-chave: dc.subjectJogos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Título: dc.titleJOGOS E ENSINO DE HISTÓRIA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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