
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Unioeste Campus Marechal Cândido Rondon | - |
| Autor(es): dc.creator | Giulia Beatriz Schossler Plassmann | - |
| Autor(es): dc.creator | Thais Thomé | - |
| Autor(es): dc.creator | Aparecida Darc Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:29:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:29:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91034 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91034 | - |
| Descrição: dc.description | As aulas de história tendem a ser classificadas pelos alunos como chatas ou cansativas devido a diversos fatores que estão relacionados à quantidade de conteúdo ou ao método de ensino utilizado pelo professor. Entretanto, com a experiência que o PIBID fornece, torna-se perceptível a dificuldade em elaborar uma aula descontraída sabendo que a carga horária de alguns professores é imensamente sobrecarregada. Neste caso, é visível salientar a importância da presença das universidades nas escolas. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência – PIBID contribui de forma positiva tanto para os alunos que estão cursando licenciatura, quanto para as escolas que estão recebendo os bolsistas e voluntários. Estas trocas de experiências e ensinamentos mostra como é ser professor, expondo as potencialidades, dificuldades e limitações do ensino público. Durante o período de um ano de projeto, foram elaborados dois jogos para o ensino de História direcionado ao conteúdo das séries iniciais. O primeiro jogo a ser elaborado é um quebra-cabeça feito por fotografias que representam a vida dos colonos e dos indígenas que viviam no interior do Paraná. O segundo é um jogo da memória composto por 10 pares de cartas formados por fotografias antigas e atuais de instituições e lugares públicos de Marechal Cândido Rondon. A metodologia utilizada consiste em discussões historiográficas sobre o ensino de História com o propósito de compreender as possíveis formas para a aplicação dos jogos. Nesse ínterim, foi elaborado um breve roteiro de observação com o intuito de refinar o olhar para a sala de aula a fim de coletar dados que contribuam para a construção dos jogos. Além disso, foi criado outro roteiro que explica as regras e as diversas possibilidades de utilizar os jogos como ferramenta pedagógica. Esta experiência foi realizada com os alunos do 3º, 4º e 5º ano da Escola Municipal Criança Feliz na cidade de Marechal Cândido Rondon. Os resultados da pesquisa ainda não estão concluídos, mas ao utilizar jogos como ferramenta de ensino, é possível construir uma aula divertida e atrativa, aproximando o aluno do conhecimento científico. Este método apresentou boas respostas, fez com que os alunos aprendessem o conteúdo e conseguissem lidar com o trabalho em equipe. Estes ensinamentos são fundamentais para os alunos das séries iniciais que estão recentemente inseridos em grupos sociais que não pertencem à família. Assim, o aluno desde cedo aprende a enfrentar os desafios e a respeitar a pluralidade que é viver em sociedade. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Quebra-cabeça | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogo da Memória | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID | - |
| Título: dc.title | JOGOS E ENSINO DE HISTÓRIA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: