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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Naira de Freitas | - |
| Autor(es): dc.creator | Mara Jappe Goi | - |
| Autor(es): dc.creator | Maria Silveira Soares | - |
| Autor(es): dc.creator | Denize Rosa de Medeiros | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:54:26Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:54:26Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91033 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91033 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho, realizado por bolsistas do Programa Residência Pedagógica, subprojeto multidisciplinar Ciências, Biologia, Química, Física e Matemática do curso de Ciências Exatas-Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) de Caçapava do Sul/RS, discorre sobre análise do Projeto Político Pedagógico de uma escola-campo na qual é desenvolvida a Residência Pedagógica, concomitante, a uma pesquisa acerca do que está definido pela Base Nacional Comum Curricular para a área de Ciências da Natureza, no Ensino Fundamental – Anos Finais. Neste contexto, o objetivo deste artigo reporta-se a apresentar os resultados de um estudo, através do qual, buscou-se analisar as concepções e o Currículo proposto pelo Projeto Político Pedagógico de uma escola de Educação Básica e as orientações projetadas pela Base Nacional Comum Curricular, que norteiam a área de Ciências da Natureza, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, verificando aproximações e distanciamentos referentes às proposições apresentadas pelos dois documentos. O Projeto Político Pedagógico não é apenas um agrupamento de planos e atividades diversas, é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com processos de ensino e aprendizagem da instituição educativa. É uma ação intencional com um compromisso coletivamente definido, podendo ser concebido como um processo de permanente reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade (VEIGA, 1998). A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta as decisões pedagógicas para o desenvolvimento de competências, indicando o que os alunos devem saber e o que devem saber fazer, atendendo à mobilização dos conhecimentos, habilidades, valores e atitudes. Essas competências atuam como referências para o fortalecimento de ações que venham assegurar as aprendizagens essenciais estabelecidas na BNCC (BRASIL, 2017). Os procedimentos metodológicos que viabilizaram este artigo coadunam-se a uma pesquisa qualitativa, ancorada em Minayo (2001). Os estudos realizados, com ênfase em ambos os documentos, apontam que as aprendizagens pretendidas nem sempre encontram caminhos convergentes à sua implementação, levando-se em conta a pluralidade dos contextos educativos, em relação as diretrizes definidas pela BNCC. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Ciências | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Currículo | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagens | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Habilidades. | - |
| Título: dc.title | PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM ESTUDO SOBRE APRENDIZAGENS DEFINIDAS PARA A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO FUNDAMENTAL | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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