PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM ESTUDO SOBRE APRENDIZAGENS DEFINIDAS PARA A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorNaira de Freitas-
Autor(es): dc.creatorMara Jappe Goi-
Autor(es): dc.creatorMaria Silveira Soares-
Autor(es): dc.creatorDenize Rosa de Medeiros-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:54:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:54:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91033-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91033-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho, realizado por bolsistas do Programa Residência Pedagógica, subprojeto multidisciplinar Ciências, Biologia, Química, Física e Matemática do curso de Ciências Exatas-Licenciatura, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) de Caçapava do Sul/RS, discorre sobre análise do Projeto Político Pedagógico de uma escola-campo na qual é desenvolvida a Residência Pedagógica, concomitante, a uma pesquisa acerca do que está definido pela Base Nacional Comum Curricular para a área de Ciências da Natureza, no Ensino Fundamental – Anos Finais. Neste contexto, o objetivo deste artigo reporta-se a apresentar os resultados de um estudo, através do qual, buscou-se analisar as concepções e o Currículo proposto pelo Projeto Político Pedagógico de uma escola de Educação Básica e as orientações projetadas pela Base Nacional Comum Curricular, que norteiam a área de Ciências da Natureza, nos Anos Finais do Ensino Fundamental, verificando aproximações e distanciamentos referentes às proposições apresentadas pelos dois documentos. O Projeto Político Pedagógico não é apenas um agrupamento de planos e atividades diversas, é construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com processos de ensino e aprendizagem da instituição educativa. É uma ação intencional com um compromisso coletivamente definido, podendo ser concebido como um processo de permanente reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas viáveis à efetivação de sua intencionalidade (VEIGA, 1998). A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) orienta as decisões pedagógicas para o desenvolvimento de competências, indicando o que os alunos devem saber e o que devem saber fazer, atendendo à mobilização dos conhecimentos, habilidades, valores e atitudes. Essas competências atuam como referências para o fortalecimento de ações que venham assegurar as aprendizagens essenciais estabelecidas na BNCC (BRASIL, 2017). Os procedimentos metodológicos que viabilizaram este artigo coadunam-se a uma pesquisa qualitativa, ancorada em Minayo (2001). Os estudos realizados, com ênfase em ambos os documentos, apontam que as aprendizagens pretendidas nem sempre encontram caminhos convergentes à sua implementação, levando-se em conta a pluralidade dos contextos educativos, em relação as diretrizes definidas pela BNCC.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectCurrículo-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagens-
Palavras-chave: dc.subjectHabilidades.-
Título: dc.titlePROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM ESTUDO SOBRE APRENDIZAGENS DEFINIDAS PARA A ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO FUNDAMENTAL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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