O QUE TEMOS PARA CONTAR SOBRE A APLICAÇÃO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ENSINAR E APRENDER COM SENTIDO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMatheus Varoni-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:54:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:54:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91032-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91032-
Descrição: dc.descriptionUm dos empecilhos que a ciência encontra no ensino é sua metodologia repleta de termos. Logo, devem-se buscar alternativas atrativas aos alunos. As oficinas, cujo método relaciona os conteúdos com uma forma diferente de aprendizagem, proporcionam condições de analisar os fenômenos sob a investigação científica, sendo um hábil recurso. Desse modo, esse trabalho tem como objetivo relatar a vivência de alunos pibidianos durante a aplicação da oficina pedagógica “Rocha e Solo: Construindo um Terrário”. O público-alvo da oficina foram turmas de 4° e 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola do município de Maringá/PR e a metodologia baseada no Ensino de Ciências por Investigação (ECI) consistiu-se na construção de um terrário. Os alunos se mostraram interessados, interagiram e responderam às questões propostas, construindo de modo significativo o conhecimento e evidenciando a contribuição das oficinas e do ECI para o aprendizado.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectoficinas-
Palavras-chave: dc.subjectensino investigativo-
Palavras-chave: dc.subjectciências.-
Título: dc.titleO QUE TEMOS PARA CONTAR SOBRE A APLICAÇÃO DE UMA OFICINA PEDAGÓGICA INVESTIGATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS: ENSINAR E APRENDER COM SENTIDO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.