Residência Pedagógica: Novas práticas no contexto escolar

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorUniversidade Federal do Pampa – UNIPAMPA-
Autor(es): dc.creatorVera Pinto Vigil-
Autor(es): dc.creatorIsaphi Marlene Jardim Alvarez-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:44:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:44:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91031-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91031-
Descrição: dc.descriptionO Programa Residência Pedagógica tem como objetivo principal promover a inserção do discente em formação na escola de educação básica, a partir da segunda metade do seu curso. Nesse sentido, este trabalho pretende apresentar um breve panorama sobre as intervenções pedagógicas em língua espanhola, que têm sido realizadas em uma escola de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Bagé. Definimos este estudo como sendo qualitativo, de cunho interpretativista, conforme Leffa (2006, p. 3). As intervenções pedagógicas são realizadas uma vez por semana, no turno inverso, com turmas de oitavo e nono ano por quatro residentes, os quais desenvolvem os conteúdos de língua espanhola, já definidos no currículo escolar, através de atividades dinâmicas tais como: jogos, canções, vídeos, brincadeiras coletivas e textos curtos, com a finalidade de sensibilizar os discentes da escola para a aprendizagem da língua espanhola. Nessa dinâmica, corroborando com Moita Lopes (2002), entendemos que o indivíduo pode aprender a língua espanhola para ter acesso a uma amplitude de informações, para compreender outras realidades e ampliar as perspectivas e a criticidade sobre as desigualdades sociais em todos os aspectos, visando a inserção de valores e conhecimentos para a construção de novos saberes. A metodologia de ensino-aprendizagem de línguas, nessa perspectiva, colabora para uma aprendizagem mais ampla e significativa, proporcionando ao aluno da educação básica uma educação formadora, integradora, que lhe possibilita tornar-se um cidadão com mais criticidade, capaz de colocar-se e defender seus direitos perante a sociedade e que vive. Para além disso, permite que o professor em formação, revisite as propostas metodológicas adotadas para o ensino de língua espanhola, buscando constantemente a reflexão sobre o fazer docente. Assim, o programa Residência Pedagógica, em andamento, possibilita ao discente em formação, uma caminhada prática diferenciada, além da possibilidade de um espaço de reflexão contínuo sobre essa prática.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectlíngua espanhola-
Palavras-chave: dc.subjectprática docente-
Título: dc.titleResidência Pedagógica: Novas práticas no contexto escolar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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