Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA | - |
Autor(es): dc.creator | Vera Pinto Vigil | - |
Autor(es): dc.creator | Isaphi Marlene Jardim Alvarez | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:44:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:44:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91031 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91031 | - |
Descrição: dc.description | O Programa Residência Pedagógica tem como objetivo principal promover a inserção do discente em formação na escola de educação básica, a partir da segunda metade do seu curso. Nesse sentido, este trabalho pretende apresentar um breve panorama sobre as intervenções pedagógicas em língua espanhola, que têm sido realizadas em uma escola de Ensino Fundamental, localizada na cidade de Bagé. Definimos este estudo como sendo qualitativo, de cunho interpretativista, conforme Leffa (2006, p. 3). As intervenções pedagógicas são realizadas uma vez por semana, no turno inverso, com turmas de oitavo e nono ano por quatro residentes, os quais desenvolvem os conteúdos de língua espanhola, já definidos no currículo escolar, através de atividades dinâmicas tais como: jogos, canções, vídeos, brincadeiras coletivas e textos curtos, com a finalidade de sensibilizar os discentes da escola para a aprendizagem da língua espanhola. Nessa dinâmica, corroborando com Moita Lopes (2002), entendemos que o indivíduo pode aprender a língua espanhola para ter acesso a uma amplitude de informações, para compreender outras realidades e ampliar as perspectivas e a criticidade sobre as desigualdades sociais em todos os aspectos, visando a inserção de valores e conhecimentos para a construção de novos saberes. A metodologia de ensino-aprendizagem de línguas, nessa perspectiva, colabora para uma aprendizagem mais ampla e significativa, proporcionando ao aluno da educação básica uma educação formadora, integradora, que lhe possibilita tornar-se um cidadão com mais criticidade, capaz de colocar-se e defender seus direitos perante a sociedade e que vive. Para além disso, permite que o professor em formação, revisite as propostas metodológicas adotadas para o ensino de língua espanhola, buscando constantemente a reflexão sobre o fazer docente. Assim, o programa Residência Pedagógica, em andamento, possibilita ao discente em formação, uma caminhada prática diferenciada, além da possibilidade de um espaço de reflexão contínuo sobre essa prática. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Residência Pedagógica | - |
Palavras-chave: dc.subject | língua espanhola | - |
Palavras-chave: dc.subject | prática docente | - |
Título: dc.title | Residência Pedagógica: Novas práticas no contexto escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: