Ações Interdisciplinares de Educação Ambiental e Ambientalização Escolar no PIBID com o CEEBJA Paulo Freire.

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorRosicler Alchieri-
Autor(es): dc.creatorYanina Sammarco-
Autor(es): dc.creatorGabriel Felipe Godoy-
Autor(es): dc.creatorMilena Soares Bindo-
Autor(es): dc.creatorSuellen Antunes Detzel-
Autor(es): dc.creatorAdria Esteves-
Autor(es): dc.creatorAmanda de Paula Florentino-
Autor(es): dc.creatorMaria Coppi Santos-
Autor(es): dc.creatorBeatriz Chagas Pizzo-
Autor(es): dc.creatorNatália Schueda Menezes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:58:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:58:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91029-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91029-
Descrição: dc.descriptionO projeto Educação Ambiental e Ambientalização Escolar, pertencente ao Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), promove a ambientalização e a revitalização dos espaços escolares, com o intuito de estimular o exercício de voz e vez. Assim como estimula o protagonismo da comunidade escolar na resolução dos problemas socioambientais que permeiam a sociedade, como ressaltado pela conhecida pedagogia freireana. O objetivo principal do projeto é promover a iniciação a docência aliada à transformação dos espaços e currículos escolares, por meio de diálogos e práticas de educação ambiental, de ambientalização escolar, sustentabilidade, a inserção da cultura socioambiental e do sentimento de pertencimento. A metodologia inicial consistiu na elaboração de um diagnóstico de percepção dos espaços da escola e posterior devolutiva das potencialidades e fragilidades encontradas para a comunidade escolar. Visto que na EJA o currículo de cada disciplina é dividido em quatro registros, que devem ser lecionados em um semestre, a equipe interdisciplinar, composta por quatro estudantes de Ciências Biológicas e quatro de Pedagogia, elaborou planos de aula para o ano de 2019, correlacionando os conteúdos curriculares dados pela supervisora com as ecotecnologias. A equipe foi dividida em quatro duplas interdisciplinares, na qual cada uma ficou responsável por ministrar aulas de um registro. No primeiro registro, a ecotecnologia sobre Arte+Natureza foi abordada no conteúdo de citologia, com foco em células eucariontes vegetais, utilizando como apoio teórico o microscópio óptico e na prática foram confeccionados vasos de plantas com materiais reutilizados. No segundo registro o conteúdo de Fisiologia Humana foi vinculado a ecotecnologia Relógio dos Órgãos que, segundo a Medicina Chinesa, consiste em plantas medicinais específicas para determinados órgãos em diferentes horas do dia. A construção desta ecotecnologia foi a partir de galões de água usados como vasos para as plantas medicinais, que foram dispostos em círculo formando um relógio. Já no terceiro registro, o conteúdo específico, Filo Annelida foi trabalhado por meio de uma parte teórica, que resgatou conhecimentos prévios dos alunos, e uma prática com a construção de um minhocário, utilizando potes de sorvete. Por fim, no quarto registro o conteúdo de Biotecnologia e Engenharia Genética foi apresentado em conjunto com a ecotecnologia Horta Vertical, reaproveitando pallets e latas de leite em pó, para a realização de uma experiência utilizando sementes de feijão, orgânicas e convencionais, com o objetivo de evidenciar as divergências no brotamento e crescimento delas, proporcionando aos alunos uma aproximação das dinâmicas acadêmicas e algumas maneiras de implantar os conteúdos aprendidos em sala de aula em seu cotidiano. O PIBID proporcionou, durante um ano de projeto, um maior contato com a docência, a partir da participação em processos formativos, como a semana pedagógica, a compreensão da dinâmica metodológica da EJA e do desenvolvimento da oralidade. Além de possibilitar novas experiências para a aplicação da educação ambiental de forma interdisciplinar, por meio da fundamentação teórica sobre ambientalização escolar e suas abordagens pedagógicas.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectAmbientalização Escolar;Docência-
Título: dc.titleAções Interdisciplinares de Educação Ambiental e Ambientalização Escolar no PIBID com o CEEBJA Paulo Freire.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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