
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Rosicler Alchieri | - |
| Autor(es): dc.creator | Yanina Sammarco | - |
| Autor(es): dc.creator | Gabriel Felipe Godoy | - |
| Autor(es): dc.creator | Milena Soares Bindo | - |
| Autor(es): dc.creator | Suellen Antunes Detzel | - |
| Autor(es): dc.creator | Adria Esteves | - |
| Autor(es): dc.creator | Amanda de Paula Florentino | - |
| Autor(es): dc.creator | Maria Coppi Santos | - |
| Autor(es): dc.creator | Beatriz Chagas Pizzo | - |
| Autor(es): dc.creator | Natália Schueda Menezes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:58:15Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:58:15Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91029 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91029 | - |
| Descrição: dc.description | O projeto Educação Ambiental e Ambientalização Escolar, pertencente ao Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), promove a ambientalização e a revitalização dos espaços escolares, com o intuito de estimular o exercício de voz e vez. Assim como estimula o protagonismo da comunidade escolar na resolução dos problemas socioambientais que permeiam a sociedade, como ressaltado pela conhecida pedagogia freireana. O objetivo principal do projeto é promover a iniciação a docência aliada à transformação dos espaços e currículos escolares, por meio de diálogos e práticas de educação ambiental, de ambientalização escolar, sustentabilidade, a inserção da cultura socioambiental e do sentimento de pertencimento. A metodologia inicial consistiu na elaboração de um diagnóstico de percepção dos espaços da escola e posterior devolutiva das potencialidades e fragilidades encontradas para a comunidade escolar. Visto que na EJA o currículo de cada disciplina é dividido em quatro registros, que devem ser lecionados em um semestre, a equipe interdisciplinar, composta por quatro estudantes de Ciências Biológicas e quatro de Pedagogia, elaborou planos de aula para o ano de 2019, correlacionando os conteúdos curriculares dados pela supervisora com as ecotecnologias. A equipe foi dividida em quatro duplas interdisciplinares, na qual cada uma ficou responsável por ministrar aulas de um registro. No primeiro registro, a ecotecnologia sobre Arte+Natureza foi abordada no conteúdo de citologia, com foco em células eucariontes vegetais, utilizando como apoio teórico o microscópio óptico e na prática foram confeccionados vasos de plantas com materiais reutilizados. No segundo registro o conteúdo de Fisiologia Humana foi vinculado a ecotecnologia Relógio dos Órgãos que, segundo a Medicina Chinesa, consiste em plantas medicinais específicas para determinados órgãos em diferentes horas do dia. A construção desta ecotecnologia foi a partir de galões de água usados como vasos para as plantas medicinais, que foram dispostos em círculo formando um relógio. Já no terceiro registro, o conteúdo específico, Filo Annelida foi trabalhado por meio de uma parte teórica, que resgatou conhecimentos prévios dos alunos, e uma prática com a construção de um minhocário, utilizando potes de sorvete. Por fim, no quarto registro o conteúdo de Biotecnologia e Engenharia Genética foi apresentado em conjunto com a ecotecnologia Horta Vertical, reaproveitando pallets e latas de leite em pó, para a realização de uma experiência utilizando sementes de feijão, orgânicas e convencionais, com o objetivo de evidenciar as divergências no brotamento e crescimento delas, proporcionando aos alunos uma aproximação das dinâmicas acadêmicas e algumas maneiras de implantar os conteúdos aprendidos em sala de aula em seu cotidiano. O PIBID proporcionou, durante um ano de projeto, um maior contato com a docência, a partir da participação em processos formativos, como a semana pedagógica, a compreensão da dinâmica metodológica da EJA e do desenvolvimento da oralidade. Além de possibilitar novas experiências para a aplicação da educação ambiental de forma interdisciplinar, por meio da fundamentação teórica sobre ambientalização escolar e suas abordagens pedagógicas. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ambientalização Escolar;Docência | - |
| Título: dc.title | Ações Interdisciplinares de Educação Ambiental e Ambientalização Escolar no PIBID com o CEEBJA Paulo Freire. | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: