
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Carlos Soares dos Santos Filho | - |
| Autor(es): dc.creator | Morgana Welke | - |
| Autor(es): dc.creator | André Maraschin | - |
| Autor(es): dc.creator | Márcia Firme | - |
| Autor(es): dc.creator | Clarissa de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:12:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:12:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-13 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91027 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91027 | - |
| Descrição: dc.description | A seguinte pesquisa-intervenção foi realizada durante a terceira etapa do Programa Residência Pedagógica Núcleo Química e Física da Universidade Federal do Pampa Campus Bagé e elaborada em articulação com a componente curricular de Tópicos em Educação Estético Ambiental ofertada pelo curso de Licenciatura em Química. Esta etapa consiste na imersão dos residentes na escola-campo de atuação. Entende-se que a sala de aula é muito mais do que um espaço de difusão de conceitos científicos para seres análogos, mas sim, local no qual a diversidade e a particularidade de cada indivíduo está presente e deve ser considerada, sendo este o motivo de todas as turmas serem únicas. Em função disso, a Educação Estético-Ambiental leva em conta as perspectivas, os sonhos, os desejos, as esperanças e as utopias dos estudantes, promovendo o oposto da indiferença e da ausência de sentimentos (SILVEIRA, FREITAS, ESTEVEZ, 2018). Nesse sentido, a pesquisa-intervenção teve como objetivo compreender o significado do ambiente escolar para cada sujeito, que compõe um lugar coletivo, e compartilha diferenças, objetivos particulares e desafios distintos. Também, entender as influências que os indivíduos que dividem o mesmo espaço podem causar na vida uns dos outros, seja compartilhando momentos, passando pelos mesmos desafios ou enfrentando as mesmas dificuldades. O trabalho foi desenvolvido com uma turma de terceiro ano do ensino médio - EJA, período noturno, em uma escola estadual localizada no centro de Bagé em três etapas: Na primeira, desenvolveu-se a ideia do projeto com leituras e discussões proporcionadas pela componente de Tópicos em Educação Estético-Ambiental, onde nessa os residentes estão em sua formação no curso de licenciatura em Química; Na segunda etapa, foi feita a intervenção na sala de aula, onde os residentes ministram a componente de química, que subdividiu-se em três momentos: roda de conversa com aplicação de um questionário para os alunos; sorteio dos questionários respondidos entre os alunos; socialização das respostas; Na terceira etapa fez-se a análise e organização dos dados obtidos. Com base nos resultados obtidos da análise das informações, conclui-se que a intervenção cumpriu com o objetivo, de modo que foi possível promover a sensibilização dos estudantes a respeito do que significa o ambiente escolar para cada um, sendo considerado por todos um local que oportuniza a melhora de vida e formação de amizades. Desta forma, a interação entre os alunos demonstrou um potencial a ser explorado pelos residentes que passam a conhecer melhor os sujeito que frequentam suas aulas, os pensamentos que cada um tem e os desafios que enfrentam para estarem compartilhando deste local de encontros e socializações diárias. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | residência pedagógica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | intervenção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | sensibilização | - |
| Título: dc.title | EXPERIÊNCIAS ESTÉTICO-AMBIENTAIS: VIVÊNCIAS DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: