Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | célia silva | - |
Autor(es): dc.creator | Yanina Sammarco | - |
Autor(es): dc.creator | Ana Pelanda | - |
Autor(es): dc.creator | Camila Weber | - |
Autor(es): dc.creator | Eric Clayton Marloch | - |
Autor(es): dc.creator | Erick Albuquerque | - |
Autor(es): dc.creator | Maria Clara Machado | - |
Autor(es): dc.creator | Natalia Ramos | - |
Autor(es): dc.creator | Karinna Gabriella Da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Maria Alice Raabe | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:47:50Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:47:50Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91024 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91024 | - |
Descrição: dc.description | O PIBID é um programa que oportuniza a formação de graduandos dentro da educação pública, o espaço escolar e o cotidiano da sala de aula. O projeto Educação Ambiental e Ambientalização Escolar do Setor de Educação/UFPR, que está sendo realizado na Escola Estadual La Salle, tem por objetivo dialogar a ambientalização, sensibilizar a comunidade escolar, incentivar a sustentabilidade e proporcionar maior inter-relação do ser humano com a natureza. A partir da abordagem de uma cultura socioambiental na escola, as atividades desenvolvidas propõem um diálogo interdisciplinar entre processos de ensino aprendizagem e qualidade do ambiente escolar. A Educação Ambiental é uma temática que se situa entre diferentes disciplinas, áreas de conhecimentos e saberes, na qual há a necessidade de um olhar ampliado para as relações inter e transdisciplinares. O projeto iniciou em agosto de 2018 e tem duração de dezoito meses. A primeira etapa consistiu em um processo de observação e identidade dos espaço escolar na qual os resultados direcionaram o planejamento das ações de docência. Após observar aulas edialogar com a professora supervisoraforam planejadas aulas teórico-práticas todas as quartas-feiras pela manhã, em turmas de 9º (nonos) anos. As aulas são lecionadas sempre por uma dupla de bolsistas, composto por um aluno de pedagogia e um aluno de ciências biológicas, visando a interdisciplinaridade. O projeto busca respeitar as mais variadas formas de saberes com uma postura pedagógica que valoriza a percepção do aluno sobre o espaço e cotidiano escolar ao relacionar os conteúdos em sua prática diária. Para isso, foram realizadas oficinas integradas com o planejamento da disciplina de ciências para o último ano do ensino fundamental, no contraturno, às segundas-feiras no período vespertino com alunos voluntários e convidados a participar de acordo com interesse pessoal. Dentre as já realizadas, encontram-se aoficina de vasos auto irrigáveis, que procurouabordar a reciclagem de materiais para a produção de vasos baseados na capilaridade; o minhocário, ecotecnologia construída com a finalidade de ciclar os restos orgânicos para produção de húmus e chorume (adubo) e abordar temas relacionados com a transformação da matéria; e a revitalização da horta, em consonância com os conteúdos trabalhados na oficina anterior, como os componentes da matéria e a utilização dos produtos do minhocário para a adubagem. Estão previstas para o segundo semestre outras oficinas como o relógio de órgãos, o filtro de água e a reciclagem. As oficinas buscam incentivar os estudantes a ampliar seus conhecimentos acerca da visão de mundo, socialização, cuidado com o meio ambiente e suas formas de consumo.As aulas aliadas às atividades extraclasse foram de grande importância para sensibilizar a comunidade escolar, de forma a vivenciar o que é discutido em teoria. Considera-se que a atuação no cotidiano do ensino público contribui em muito para uma formação completa do graduando assim como para a perspectiva de uma escola mais ambientalizada em seu currículo e espaços. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambientalização Escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Título: dc.title | PIBID com Colégio Estadual La Salle: Educaçao Ambiental e Ambientalizaçao Escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: