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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Bárbara Zanetti | - |
| Autor(es): dc.creator | Luciana Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:54:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:54:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91022 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91022 | - |
| Descrição: dc.description | O curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Curitiba (UTFPR-CT) tem como desafio formar alunos que estejam em condições de promover o ensino dos estudantes com necessidades especiais inseridos nas salas de aula regular e/ou atendidos em salas multifuncionais da rede de ensino. A partir disso, foi criado o projeto de extensão “Matemática Acessível” com o intuito também de possibilitar a aproximação dos alunos do curso de Licenciatura em Matemática com alunos atendidos em salas multifuncionais da rede de ensino municipal com altas habilidades/superdotação. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Pinhais o projeto atua com alunos de idades entre 6 e 12 anos nas turmas multifuncionais da Escola Municipal Felipe Zeni e Centro de Atendimento às Deficiências Sensoriais Hellen Keller (CADS), bem como de alunos de idade 11 à 17 anos no Colégio Estadual Deputado Arnaldo Faivro Busato, portanto, cursam diferentes séries escolares. Assim é necessário organizar o ensino e focar as situações desenvolvidas no sentido de desenvolver o pensamento matemático e o interesse dos alunos sobre o tema proposto. Todos os anos é escolhido um tema diferente a ser desenvolvido em encontros semanais de alunos da licenciatura. Nestes encontros são elaboradas atividades para duas intervenções durante o semestre que envolvam a matemática e outro tema que os estudantes dos colégios tenham interesse. No primeiro semestre de 2019 o tema abordado com os alunos do Colégio Estadual Deputado Arnaldo Faivro Busato foi a matemática e a arte, e a partir da tecnologia do aplicativo Geogebra foi possível trabalhar com as obras do artista Maurits Escher e suas pinturas envolvendo as isometrias, criando uma técnica de tecelagem que seria a mesma usada por Escher, porém utilizando o aplicativo. Os encontros foram direcionados para, primeiro revisar conceitos básicos de geometria e isomeria através da introdução do próprio aplicativo também apresentando o artista Maurits Escher com um estudo sobre suas obras e como as isometrias aparecem em inúmeras delas, e segundo aprimorar os conhecimentos sobre o Geogebra com apoio de uma apostila elaborada pelos extensionistas do projeto. Contendo o passo a passo para operar o ferramental do aplicativo, os alunos criaram telas usando a técnica de tecelagem que Escher usa em suas obras. Com o projeto Matemática Acessível é possível propiciar maior alcance no quesito inclusão desses alunos, com intenção de complementar os conteúdos trabalhados em sala de aula. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Altas Habilidades, Inclusão, Arte, Matemática. | - |
| Título: dc.title | A Utilização da Arte e Tecnologia no Ensino da Matemática para Alunos com Altas Habilidades/Superdotação | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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