
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Jéssica Wastowski Aires | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:34:05Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:34:05Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91021 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91021 | - |
| Descrição: dc.description | O GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO Este trabalho tem como finalidade fazer um relato sobre o aprendizado proporcionado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Nesse sentido, apresenta-se uma prática que teve como foco o uso do gênero História em Quadrinhos (HQ’s) em sala de aula. O objetivo principal da prática foi a promoção do contato dos alunos com essas histórias, utilizando temas sociais que permitiriam o desenvolvimento da consciência crítica e a formação de um cidadão reflexivo e participativo (ANTUNES, 2003; GERALDI, 1984). Assim, por entender a linguagem como uma forma de interação, baseou-se na perspectiva sociointeracionista e no trabalho com gêneros textuais como objetos de ensino (BAKHTIN, 1992; BRASIL, 1998; MATENCIO, 2000; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004). O ensino de Língua Portuguesa abre um leque de possibilidades de trabalho com materiais e temas que proporcionem o desenvolvimento de habilidades discursivas e reflexivas. Partindo dessa perspectiva, a escolha do gênero HQ’s contribuiu, de forma harmoniosa, para que fosse possível trabalhar temas delicados, como, por exemplo, inclusão social, meio ambiente,… , por meio de uma leitura agradável, dinâmica, prazerosa e crítica, para assim conseguir um maior retorno e resultado. As metodologias foram baseadas na ludicidade e nas dinâmicas, o que possibilita a participação contínua dos alunos nas aulas, como também uma aprendizagem mais significativa pelo fato de serem feitas através de atividades práticas. Como resultado, percebeu-se que os alunos apresentaram um retorno bastante positivo, sempre muito participativos e envolvidos, tanto com a exploração das características do gênero, por ser algo que já estava presente em suas rotinas de leitura, como também com os temas trazidos para debate em sala de aula. Desse modo, tendo em vista essa experiência, cumpre ressaltar que o PIBID possibilita que o acadêmico, muitas vezes, tenha seu primeiro contato com as dimensões do trabalho do professor (planejamento, regência, formação) e, com isso, adquira uma grande experiência e qualificação na área da docência, assim trabalhando com diversos gêneros e formas de apresentá-los em sala de aula. Palavras-chave: PIBID. Ensino de Língua Portuguesa. História em quadrinho. Formação crítica. Cidadania. RESUMO Este trabalho tem como finalidade fazer um relato sobre o aprendizado proporcionado pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Nesse sentido, apresenta-se uma prática que teve como foco o uso do gênero História em Quadrinhos (HQ’s) em sala de aula. O objetivo principal da prática foi a promoção do contato dos alunos com essas histórias, utilizando temas sociais que permitiriam o desenvolvimento da consciência crítica e a formação de um cidadão reflexivo e participativo (ANTUNES, 2003; GERALDI, 1984). Assim, por entender a linguagem como uma forma de interação, baseou-se na perspectiva sociointeracionista e no trabalho com gêneros textuais como objetos de ensino (BAKHTIN, 1992; BRASIL, 1998; MATENCIO, 2000; SCHNEUWLY; DOLZ, 2004). O ensino de Língua Portuguesa abre um leque de possibilidades de trabalho com materiais e temas que proporcionem o desenvolvimento de habilidades discursivas e reflexivas. Partindo dessa perspectiva, a escolha do gênero HQ’s contribuiu, de forma harmoniosa, para que fosse possível trabalhar temas delicados, como, por exemplo, inclusão social, meio ambiente,… , por meio de uma leitura agradável, dinâmica, prazerosa e crítica, para assim conseguir um maior retorno e resultado. As metodologias foram baseadas na ludicidade e nas dinâmicas, o que possibilita a participação contínua dos alunos nas aulas, como também uma aprendizagem mais significativa pelo fato de serem feitas através de atividades práticas. Como resultado, percebeu-se que os alunos apresentaram um retorno bastante positivo, sempre muito participativos e envolvidos, tanto com a exploração das características do gênero, por ser algo que já estava presente em suas rotinas de leitura, como também com os temas trazidos para debate em sala de aula. Desse modo, tendo em vista essa experiência, cumpre ressaltar que o PIBID possibilita que o acadêmico, muitas vezes, tenha seu primeiro contato com as dimensões do trabalho do professor (planejamento, regência, formação) e, com isso, adquira uma grande experiência e qualificação na área da docência, assim trabalhando com diversos gêneros e formas de apresentá-los em sala de aula. Palavras-chave: PIBID. Ensino de Língua Portuguesa. História em quadrinhos. Formação crítica. Cidadania. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Língua Portuguesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História em Quadrinhos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Formação crítica. | - |
| Título: dc.title | O GÊNERO HISTÓRIA EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA CRÍTICA E A FORMAÇÃO DO CIDADÃO | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: