
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Gabriely Felde | - |
| Autor(es): dc.creator | Gabrielle Galvão | - |
| Autor(es): dc.creator | Lia Maris Antiqueira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:42:12Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:42:12Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-07 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91020 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91020 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho relata uma experiência de bolsistas do PIBID núcleo Biologia, da UTFPR/Ponta Grossa, utilizando a música como uma ferramenta de apoio no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de biologia. A ideia foi desenvolvida com alunos do Segundo ano do Ensino Médio, onde os mesmos foram conduzidos a participar da paródia, relacionada aos conteúdos do Reino Protoctista, contendo em suas estrofes, as formas de locomoção, forma de vida, quem são eles, forma de reprodução e outras características. O objetivo foi estimular os estudantes a se interessar pelos conteúdos de forma descontraída, cantando a letra da música e trabalhando de uma forma interdisciplinar, tornando- se fácil o processo de aprendizagem. Neste tipo de dinâmica, o professor se torna agente mediador, estimulando o aluno a partir de metodologias diferenciadas das tradicionais, de forma a buscar compreender o conteúdo de uma forma fácil. Participaram da atividade Paródia educacional - Reino Protoctista alunos do Segundo ano do Ensino Médio. A atividade se iniciou com um breve resumo a respeito do conteúdo, em seguida apresentamos à eles a letra da paródia para que pudessem participar da atividade. A atividade foi realizada e logo após foi realizada uma revisão sobre a letra da música. Ao final das atividades, percebeu-se que mais do que uma maneira de se expressar pela música, a paródia é uma ferramenta útil para contextualizar e associar os conteúdos científicos com o cotidiano dos alunos. Percebeu-se também o interesse dos alunos em participar, da aula, bem como a contribuição para fixação dos conteúdos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ferramentas de Ensino, Música, PIBID | - |
| Título: dc.title | PARÓDIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE BIOLOGIA COM ÊNFASE AO REINO PROTOCTISTA | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: