PARÓDIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE BIOLOGIA COM ÊNFASE AO REINO PROTOCTISTA

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGabriely Felde-
Autor(es): dc.creatorGabrielle Galvão-
Autor(es): dc.creatorLia Maris Antiqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:42:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:42:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-07-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91020-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91020-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho relata uma experiência de bolsistas do PIBID núcleo Biologia, da UTFPR/Ponta Grossa, utilizando a música como uma ferramenta de apoio no processo de ensino e aprendizagem na disciplina de biologia. A ideia foi desenvolvida com alunos do Segundo ano do Ensino Médio, onde os mesmos foram conduzidos a participar da paródia, relacionada aos conteúdos do Reino Protoctista, contendo em suas estrofes, as formas de locomoção, forma de vida, quem são eles, forma de reprodução e outras características. O objetivo foi estimular os estudantes a se interessar pelos conteúdos de forma descontraída, cantando a letra da música e trabalhando de uma forma interdisciplinar, tornando- se fácil o processo de aprendizagem. Neste tipo de dinâmica, o professor se torna agente mediador, estimulando o aluno a partir de metodologias diferenciadas das tradicionais, de forma a buscar compreender o conteúdo de uma forma fácil. Participaram da atividade Paródia educacional - Reino Protoctista alunos do Segundo ano do Ensino Médio. A atividade se iniciou com um breve resumo a respeito do conteúdo, em seguida apresentamos à eles a letra da paródia para que pudessem participar da atividade. A atividade foi realizada e logo após foi realizada uma revisão sobre a letra da música. Ao final das atividades, percebeu-se que mais do que uma maneira de se expressar pela música, a paródia é uma ferramenta útil para contextualizar e associar os conteúdos científicos com o cotidiano dos alunos. Percebeu-se também o interesse dos alunos em participar, da aula, bem como a contribuição para fixação dos conteúdos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas de Ensino, Música, PIBID-
Título: dc.titlePARÓDIA EDUCACIONAL COMO FERRAMENTA NO ENSINO DE BIOLOGIA COM ÊNFASE AO REINO PROTOCTISTA-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.