CONHECENDO O MICROSCÓPIO

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAna do Amaral-
Autor(es): dc.creatorBruna Rodrigues-
Autor(es): dc.creatorCaroline Wasilewski-
Autor(es): dc.creatorLia Antiqueira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:30:35Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:30:35Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-09-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91017-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91017-
Descrição: dc.descriptionApresenta-se aqui o relato de uma prática denominada “Conhecendo o microscópio” realizada por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no Colégio Estadual Padre Carlos Zelesny, Ponta Grossa, PR. A prática foi direcionada aos alunos do 1°, 2° e 3° anos do ensino médio com intuito de trazer a microscopia para a realidade dos mesmos, uma vez que é uma ferramenta muitas vezes desconhecida e distante da realidade. Os grupos foram levados ao laboratório, onde lhes foi apresentado o microscópio, suas peças e funções. Com auxílio de um projetor, foi mostrada a imagem de uma pulga vista através do microscópio. Em seguida, os alunos foram convidados a utilizar o microscópio e tentar focar em duas lâminas, uma com uma célula animal e outra com uma célula vegetal. Cada bolsista estava responsável por um microscópio para o auxílio dos alunos que mostraram interesse de utilizar a ferramenta. Os resultados foram alcançados de maneira satisfatória à medida que os alunos se interessaram a voltar ao laboratório com ideias de materiais a serem visualizados futuramente. Além disso, vários pediram explicação aprofundada sobre o funcionamento do mesmo, buscando entender os fenômenos físicos envolvidos no aumento dado pelas objetivas. Observou-se que há dificuldade em compreender a visualização das células, pois ao serem questionados os alunos afirmaram que imaginavam a estrutura celular de forma diferente, mostrando que a compreensão pode ser vaga e limitada, sendo necessária a prática para atrelar os conceitos teóricos ao dia a dia, de forma que a ciência se aproxime do cotidiano. Mostrou-se a importância do contato dos alunos com microscópio, bem como o ambiente de laboratório a fim de aumentar o convívio com a cientificidade e diminuir o abismo entre o saber científico e a educação básica, para que a ciência seja democrática e a educação mais ampla.CONHECENDO O MICROSCÓPIO-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectMicroscopia-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID-
Título: dc.titleCONHECENDO O MICROSCÓPIO-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.