A IMPORTÂNCIA DA AUTONOMIA DO PROFESSOR DENTRO DA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROGRAMA PIBID E SUA COLABORAÇÃO NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorGabriel Ribeiro-
Autor(es): dc.creatorHenrique Takenaka-
Autor(es): dc.creatorJoão Batista-
Autor(es): dc.creatorDalvani Fernandes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:10:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:10:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-06-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91016-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91016-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho visa expor a importância da autonomia do professor(a) de geografia no processo de formação de sujeitos críticos. Para tanto será feita uma reflexão sobre forma e conteúdo das aulas ministradas para as turmas de terceiro ano do curso de Ensino Médio Técnico Integrado à Contabilidade. Esse trabalho é fruto das observações realizadas no segundo semestre de 2018, como parte das atividades do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) no subprojeto de geografia e metodologias alternativas no Instituto Federal do Paraná - IFPR/Campus Curitiba. Como procedimento metodológico apresentamos uma breve contextualização sobre a importância do ensino de geografia, na sequência analisamos o livro didático e posteriormente foi realizada uma investigação sobre a autonomia do professor em sala de aula. Partindo da realidade que a geografia está sempre em mudança, oportuniza um desenvolvimento maior do senso crítico aos discentes das escolas básicas públicas, além de ter um contato mais próximo com sua realidade para que os mesmos repensem o espaço geográfico no contexto em que estão inseridos e a partir daí possam agir sobre este substrato espacial. Como referencial teórico nos apoiamos em autores que abordam os temas: autonomia do(a) professor(a), teoria/prática e formação docente de geografia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectProfessor(a)-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia-
Palavras-chave: dc.subjectLivro Didático-
Palavras-chave: dc.subjectGeografia;-
Título: dc.titleA IMPORTÂNCIA DA AUTONOMIA DO PROFESSOR DENTRO DA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROGRAMA PIBID E SUA COLABORAÇÃO NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.