
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Gabriel Ribeiro | - |
| Autor(es): dc.creator | Henrique Takenaka | - |
| Autor(es): dc.creator | João Batista | - |
| Autor(es): dc.creator | Dalvani Fernandes | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:10:50Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:10:50Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-06 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91016 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91016 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho visa expor a importância da autonomia do professor(a) de geografia no processo de formação de sujeitos críticos. Para tanto será feita uma reflexão sobre forma e conteúdo das aulas ministradas para as turmas de terceiro ano do curso de Ensino Médio Técnico Integrado à Contabilidade. Esse trabalho é fruto das observações realizadas no segundo semestre de 2018, como parte das atividades do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) no subprojeto de geografia e metodologias alternativas no Instituto Federal do Paraná - IFPR/Campus Curitiba. Como procedimento metodológico apresentamos uma breve contextualização sobre a importância do ensino de geografia, na sequência analisamos o livro didático e posteriormente foi realizada uma investigação sobre a autonomia do professor em sala de aula. Partindo da realidade que a geografia está sempre em mudança, oportuniza um desenvolvimento maior do senso crítico aos discentes das escolas básicas públicas, além de ter um contato mais próximo com sua realidade para que os mesmos repensem o espaço geográfico no contexto em que estão inseridos e a partir daí possam agir sobre este substrato espacial. Como referencial teórico nos apoiamos em autores que abordam os temas: autonomia do(a) professor(a), teoria/prática e formação docente de geografia. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professor(a) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Autonomia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livro Didático | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Geografia; | - |
| Título: dc.title | A IMPORTÂNCIA DA AUTONOMIA DO PROFESSOR DENTRO DA SALA DE AULA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PROGRAMA PIBID E SUA COLABORAÇÃO NA FORMAÇÃO DE NOVOS PROFESSORES | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: