Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Valter Schaffrath | - |
Autor(es): dc.creator | Yanina Samarco | - |
Autor(es): dc.creator | Alexia Diniz | - |
Autor(es): dc.creator | Emerson Panizzon | - |
Autor(es): dc.creator | Ketlin Ribeiro Barbosa | - |
Autor(es): dc.creator | Tamara Lemos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:07:36Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:07:36Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91015 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91015 | - |
Descrição: dc.description | A Ambientalização Escolar é considerada uma abordagem metodológica-pedagógica da Educação Ambiental que busca aproximar o indivíduo da natureza e sensibilizá-lo para novas percepções do ambiente em que está inserido e a maneira que se relaciona com ele. O PIBID Educação Ambiental e Ambientalização Escolar do Setor de Educação/UFPR em parceria com o IFPR possui o objetivo de oportunizar, a partir de reflexões e práticas de Educação Ambiental a sustentabilidade e a cultura socioambiental no espaço escolar. Ao possibilitar, experiências e vivências entre os bolsistas de Pedagogia, Ciências Biológicas e a comunidade escolar, busca a melhoria da qualidade dos processos de ensino-aprendizagem a partir do pertencimento com seu espaço. Inicialmente, no segundo semestre de 2018, foi realizado um diagnóstico do ambiente escolar analisando suas potencialidade e fragilidades. A partir desses dados e com observações em sala percebeu-se formas alternativas que dialogam a ambientalização escolar aliada aos temas do conteúdo curricular. Por meio de reuniões, a equipe elaborou algumas atividades a serem realizadas ao longo do ano tanto em forma de oficinas práticas no contraturno, quanto aulas introdutórias. As mesmas foram ministradas pelos bolsistas em sala, com o objetivo de ressaltar os principais benefícios das ecotecnologias e convidar os alunos a participarem das oficinas de montagem das mesmas. Sendo assim, em 2019 a primeira oficina teve como tema o reenvasamento de plantas e o papel da arte+natureza como ferramenta pedagógica para atrair os olhares ao espaço cotidiano. Nesta oficina foi realizado o re-envase de plantas nos corredores, salientando características morfológicas das plantas, nutrição vegetal e constituição ideal do solo. Como segunda ação foi realizado a oficina "Cactos e Suculentas" iniciada com uma contextualização sobre estas plantas, suas morfologias e adaptações evolutivas. Para a parte prática, foi realizada a atividade “Arte+Natureza”, na qual os alunos puderam ambientalizar a escola com vasinhos, utilizando materiais recicláveis, como maneira de ressignificar o lixo. Como terceira ação foi realizada uma aula expositiva em sala, com os tema hortas verticais e métodos de irrigação, abordando a importância, a construção e formas positivas de impacto nos locais onde é inserida. Apresentou-se aos estudantes as espécies utilizadas nessa ecotecnologia ressaltando características morfológicas das plantas e o processo de adaptação em espaços reduzidos, na qual foram utilizados exemplares de plantas para uma experiência de aula mais sensorial e envolvente. A prática ocorreu primeiramente confeccionando os vasos auto irrigáveis e plantando as mudas, em seguida foi executada a montagem da horta vertical com os estudantes, salientando a importância do cuidado e manutenção da mesma. Tendo em vista os aspectos observados percebe-se que sensibilizar os alunos é peça chave para que se crie o sentimento de pertencimento em relação à escola. Considera-se assim que trabalhar educação ambiental facilita esse processo, já que, possibilita a flexibilização da didática. Pois, além de adequar as ações à necessidade de cada comunidade escolar, a partir de vivências fundamentais para os processos formativos da iniciação a docência, propicia também, um maior contato dos alunos com a ambientalização escolar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambientalização Escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Docência | - |
Título: dc.title | Educação Ambiental e Ambientalização Escolar: ecotecnologias no PIBID com o IFPR | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: