Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Yanina Sammarco | - |
Autor(es): dc.creator | Celia da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Camila Blum | - |
Autor(es): dc.creator | Erick Albuquerque | - |
Autor(es): dc.creator | Maria Ariki Machado | - |
Autor(es): dc.creator | Natalia Tinti Ramos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:07:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:07:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91013 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91013 | - |
Descrição: dc.description | O PIBID é um programa que oportuniza a formação de graduandos dentro do universo da educação pública, o espaço escolar e o cotidiano da sala de aula. O projeto Educação Ambiental e Ambientalização Escolar do Setor de Educação/UFPR, que está sendo realizado no Colégio Estadual La Salle, tem por objetivo dialogar a ambientalização escolar, sensibilizar a comunidade escolar, incentivar a sustentabilidade, e proporcionar maior inter-relação do ser humano com a natureza. Os trabalhos desenvolvidos buscam propor um diálogo interdisciplinar sobre a qualidade do ambiente escolar e sua relação nos processos de ensino-aprendizagem, a partir da inserção de uma cultura socioambiental na escola. A Educação Ambiental é uma temática que se situa entre diferentes disciplinas, áreas de conhecimentos e saberes, na qual há a necessidade de um olhar ampliado para as relações inter e transdisciplinares. O projeto iniciou em agosto de 2018 e tem duração de 18 (dezoito) meses. A primeira etapa consistiu em observar os espaços escolares a partir de um roteiro diagnostico, analisando as fragilidades e potencialidades dos espaços, na qual, foram analisadas as necessidades e demandas da comunidade, além das possibilidades de se trabalhar no ambiente. Também foram realizados questionários de percepção com à comunidade escolar, constituída por docentes, funcionários, diretores e discentes, visando levantar os conhecimentos acerca dos assuntos abordados pelo projeto, como conceitos de ambientalização e sustentabilidade e como são praticados no Colégio La Salle. Os resultados obtidos possibilitaram a percepção de que o conceito de ambientalização escolar, apesar de ainda ser incipiente, desperta o interesse. Notou-se também que a escola possui espaços com fragilidades em relação a estrutura, em contrapartida outros com potencialidades de trabalhos que contribuam para a ambientalização escolar. Neste sentido, a primeira etapa do projeto foi fundamental para os diálogos sobre a necessidade da transformação do espaço escolar e do fortalecimento dos processos de identidade dos alunos com os mesmos. Sendo assim, a primeira atividade foi a implementação de uma biblioteca itinerante, que visa incentivar a leitura dos alunos a partir de seus gostos pessoais, e que reutilizou a reciclagem de pallets para a sua confecção como ação de ambientalização. Esta primeira etapa do projeto foi fundamental para direcionamento das ações futuras, pois junto com a observação de aulas e diálogos com a supervisora, foram planejadas práticas de docência e oficinas extraclasses contextualizadas com a realidade escolar e que foram iniciadas no ano de 2019. O projeto busca respeitar as mais variadas formas de saberes com uma postura pedagógica que valoriza a percepção do aluno sobre o espaço e cotidiano escolar ao relacionar os conteúdos em sua prática diária. Considera-se que a atuação no cotidiano do ensino público contribui em muito para uma formação completa do graduando. Entende-se também que a contribuição do projeto é de grande valia para ajudar a inserir uma cultura socioambiental, que irá refletir de formação biopsicossocial do educando e de toda comunidade escolar. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental;Ambientalização Escolar;Docencia | - |
Título: dc.title | PIBID com o Colégio Estadual La Salle: Percepção Ambiental e Ambientalização do espaço escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: