Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.creator | Yanina Sammarco | - |
Autor(es): dc.creator | Valter Schaffrath | - |
Autor(es): dc.creator | Camila Arantes da Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Liana Simioni Costa | - |
Autor(es): dc.creator | Geovanna Carvalho Mariosida Silva | - |
Autor(es): dc.creator | Rilary Rodrigues Bueno | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:05:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:05:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91011 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91011 | - |
Descrição: dc.description | A Educação Ambiental é uma área de conhecimentos e saberes que busca sensibilizar e transformar a realidade frente aos problemas socioambientais. Dentro da Educação Ambiental temos a Ambientalização Escolar, uma metodologia pedagógica, que oportuniza promover a sensibilização em relação à natureza e com isso estimular melhores ambientes à aprendizagem. Tendo em vista a importância desta temática o PIBID Educação Ambiental e Ambientalização Escolar do Setor de Educação/UFPR em parceria com o IFPR têm como principal objetivo promover a cultura socioambiental, proporcionando experiências e vivências, com os bolsistas do curso de Pedagogia e de Ciências Biológicas junto à comunidade escolar, no intuito de estimular o pertencimento com seu espaço. A metodologia utilizada consistiu, num primeiro momento, no levantamento da percepção e entendimento do espaço escolar. Foi realizado um roteiro de percepção ambiental com os alunos do segundo ano do Ensino Médio e a alguns professores e técnicos administrativos, na qual os dados obtidos foram analisados qualitativamente. Também foi realizado um Diagnóstico de Ambientalização do IFPR por meio de visitas e observações dos bolsistas neste espaço escolar. Entre os resultados do roteiro de percepção, observou-se que a maioria os alunos não se compreendem enquanto protagonistas de sua vivência no meio escolar. A partir dos dados do diagnóstico, foram analisadas, também, as potencialidades e fragilidades da ambientalização da instituição, na qual os resultados obtidos permitiram identificar as percepções acerca da ambientalização, sustentabilidade e meio ambiente e a forma como esses sujeitos percebem sua própria relação e a da comunidade com o espaço. Além disso, a equipe participou de tardes formativas, que capacitaram seus membros na abordagem das ecotecnologias como instrumentos pedagógicos, proporcionando o estudo e a reflexão acerca da importância da ambientalização escolar e como ela pode refletir no cotidiano das pessoas. Dessa forma a partir das observações em aula, do roteiro de percepção e do diagnóstico, dos diálogos com o supervisor e das capacitações, pôde-se dialogar junto aos estudantes formas de ambientalizar a escola. A partir disso, foram elaborados planos de aulas, oficinas e ações futuras contextualizadas com a realidade levantada. Em 2019 a equipe ministrou aulas e mediou ciclos de oficinas no contraturno, com diversos temas que foram divulgados nos murais do IFPR e na página do Facebook. Entre elas foi realizada a oficinas de pufes de pneus, pallets e almofadas para a criação do “Cantinho Zen” que foi fundamental para fortalecer o processo de pertencimento levantado como uma fragilidade nos resultados obtidos. Além disso, outras ações de ambientalização vinculadas ao currículo foram realizadas como a dos vasos com o reenvase de seu conteúdo, a oficina de cactos e suculentas e a horta vertical e irrigação. Considera-se, portanto, que o projeto contribui na formação de profissionais capazes de associar o conteúdo curricular com o ambiente escolar contribuindo para uma escola ambientalizada e atuante na construção de uma cultura socioambiental. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental;Ambientalização Escolar;Docencia | - |
Título: dc.title | PIBID com o IFPR: Percepção ambiental e Ambientalização no espaço escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: