PIBID com o IFPR: Percepção ambiental e Ambientalização no espaço escolar

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorYanina Sammarco-
Autor(es): dc.creatorValter Schaffrath-
Autor(es): dc.creatorCamila Arantes da Silva-
Autor(es): dc.creatorLiana Simioni Costa-
Autor(es): dc.creatorGeovanna Carvalho Mariosida Silva-
Autor(es): dc.creatorRilary Rodrigues Bueno-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:05:54Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:05:54Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91011-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91011-
Descrição: dc.descriptionA Educação Ambiental é uma área de conhecimentos e saberes que busca sensibilizar e transformar a realidade frente aos problemas socioambientais. Dentro da Educação Ambiental temos a Ambientalização Escolar, uma metodologia pedagógica, que oportuniza promover a sensibilização em relação à natureza e com isso estimular melhores ambientes à aprendizagem. Tendo em vista a importância desta temática o PIBID Educação Ambiental e Ambientalização Escolar do Setor de Educação/UFPR em parceria com o IFPR têm como principal objetivo promover a cultura socioambiental, proporcionando experiências e vivências, com os bolsistas do curso de Pedagogia e de Ciências Biológicas junto à comunidade escolar, no intuito de estimular o pertencimento com seu espaço. A metodologia utilizada consistiu, num primeiro momento, no levantamento da percepção e entendimento do espaço escolar. Foi realizado um roteiro de percepção ambiental com os alunos do segundo ano do Ensino Médio e a alguns professores e técnicos administrativos, na qual os dados obtidos foram analisados qualitativamente. Também foi realizado um Diagnóstico de Ambientalização do IFPR por meio de visitas e observações dos bolsistas neste espaço escolar. Entre os resultados do roteiro de percepção, observou-se que a maioria os alunos não se compreendem enquanto protagonistas de sua vivência no meio escolar. A partir dos dados do diagnóstico, foram analisadas, também, as potencialidades e fragilidades da ambientalização da instituição, na qual os resultados obtidos permitiram identificar as percepções acerca da ambientalização, sustentabilidade e meio ambiente e a forma como esses sujeitos percebem sua própria relação e a da comunidade com o espaço. Além disso, a equipe participou de tardes formativas, que capacitaram seus membros na abordagem das ecotecnologias como instrumentos pedagógicos, proporcionando o estudo e a reflexão acerca da importância da ambientalização escolar e como ela pode refletir no cotidiano das pessoas. Dessa forma a partir das observações em aula, do roteiro de percepção e do diagnóstico, dos diálogos com o supervisor e das capacitações, pôde-se dialogar junto aos estudantes formas de ambientalizar a escola. A partir disso, foram elaborados planos de aulas, oficinas e ações futuras contextualizadas com a realidade levantada. Em 2019 a equipe ministrou aulas e mediou ciclos de oficinas no contraturno, com diversos temas que foram divulgados nos murais do IFPR e na página do Facebook. Entre elas foi realizada a oficinas de pufes de pneus, pallets e almofadas para a criação do “Cantinho Zen” que foi fundamental para fortalecer o processo de pertencimento levantado como uma fragilidade nos resultados obtidos. Além disso, outras ações de ambientalização vinculadas ao currículo foram realizadas como a dos vasos com o reenvase de seu conteúdo, a oficina de cactos e suculentas e a horta vertical e irrigação. Considera-se, portanto, que o projeto contribui na formação de profissionais capazes de associar o conteúdo curricular com o ambiente escolar contribuindo para uma escola ambientalizada e atuante na construção de uma cultura socioambiental.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Ambiental;Ambientalização Escolar;Docencia-
Título: dc.titlePIBID com o IFPR: Percepção ambiental e Ambientalização no espaço escolar-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.