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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.creator | Yanina Sammarco | - |
Autor(es): dc.creator | Rosicler Alchieri | - |
Autor(es): dc.creator | Amanda de Paula de Paula | - |
Autor(es): dc.creator | Beatriz Chagas | - |
Autor(es): dc.creator | Natália Schueda | - |
Autor(es): dc.creator | Suellen Antunes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:10:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:10:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-08 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91010 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91010 | - |
Descrição: dc.description | O projeto Educação Ambiental e Ambientalização Escolar, pertencente ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), iniciou as atividades em agosto de 2018, a partir do estabelecimento da parceria com o Centro Estadual de Educação Básica de Jovens e Adultos Paulo Freire (CEEBJA Paulo Freire). Os principais objetivos estabelecidos pelo projeto incluem a formação de professores dos cursos de Ciências Biológicas e de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), a partir do contexto socioambiental das escolas, em busca da construção coletiva de um espaço escolar inclusivo, mais verde, sustentável e pertencente à comunidade escolar. Assim, acolheram-se os desafios pertinentes à Educação Ambiental e à prática em docência, nesse caso, da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As especificidades da EJA exigem da equipe pedagógica ações diferenciadas voltadas ao engajamento dos alunos e à relação ensino e aprendizagem. Devem ser consideradas as múltiplas realidades e a bagagem histórico-cultural dos sujeitos da escola de forma intensa, uma vez que os estudantes da EJA, em geral, são de idades mais avançadas, são alunos-trabalhadores e passaram por alguma forma de privação em sua escolaridade. A valorização de seus conhecimentos prévios pode agir como potencializadora da aprendizagem. Nesse sentido, a Educação Ambiental e a Ambientalização Escolar podem ser consideradas instrumentos mediadores fundamentais para as mais diversas ações pedagógicas, sobretudo no que diz respeito ao pertencimento ao espaço escolar, indispensável para a permanência dos sujeitos na escola. Durante os primeiros meses de intervenção no CEEBJA, no segundo semestre de 2018, os licenciandos se inseriram na comunidade escolar e deram início a um diálogo sobre a percepção dos alunos sobre os espaços que participam no dia a dia, a partir de um diagnóstico de Ambientalização Escolar. Os resultados desses diálogos demonstraram pontos de vista diferentes: o grupo PIBID, que havia acabado de chegar à escola por conseqüência teve uma visão mais externa, já a comunidade escolar do CEEBJA, demonstrou certa insatisfação e fragilidade no pertencimento ao seu espaço. Esse contraste de opiniões trouxe à luz potencialidades e fragilidades que após expostas à toda a comunidade escolar, em um momento de devolutiva, permitiu elaborar planejamentos e adaptações da prática docente para o ano de 2019 incluindo a construção coletiva de ecotecnologias. Estas abordagens teóricas e práticas, que foram relacionadas ao conteúdo curricular e às necessidades do cotidiano da comunidade escolar, visaram a contribuir significativamente aos processos de aprendizagem e à transformação do espaço escolar. Com a vivência dos conteúdos, observou-se um maior engajamento dos estudantes durante as aulas teóricas e práticas e principalmente durante as oficinas realizadas na escola. Com isso, durante o exercício de docência dos bolsistas foi observado que a educação como prática pedagógica deve atender às demandas dos alunos, desde a sala de aula aos espaços escolares, pois só então o aprendizado de fato será efetivo e significativo em um espaço inclusivo, pertencente e sustentável. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação Ambiental;Ambientalização Escolar;Docencia | - |
Título: dc.title | Percepção Ambiental e Ambientalização Escolar na prática docente do PIBID com o CEEBJA Paulo Freire. | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
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