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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Martha Böck | - |
| Autor(es): dc.creator | Emily Barbosa | - |
| Autor(es): dc.creator | caroline santana | - |
| Autor(es): dc.creator | Marcos Torres | - |
| Autor(es): dc.creator | Fabiana D'Amacis | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:39:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:39:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-05 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91009 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91009 | - |
| Descrição: dc.description | O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir o processo de criação e desenvolvimento de uma aula elaborada por alunas do curso de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participantes do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID). A prática ocorreu com educandos do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Professor Lysímaco Ferreira da Costa, na cidade de Curitiba, e teve como tema o ensino das regiões e divisão política do Brasil. A metodologia foi pensada de modo a introduzir o assunto tanto para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, como para turmas do 6º ano. A metodologia adotada teve suas diretrizes pautadas nas tendências pedagógicas críticas de forma a cumprir o objetivo de formar alunos com este perfil. A partir disso, a proposta da atividade consistia na montagem coletiva de um quebra-cabeça, onde cada peça representava uma unidade federativa e cada cor uma região diferente, formando, por fim, o mapa do Brasil. Dessa forma, a atividade desenvolvida proporcionou um estudo da divisão territorial e espacial do país e levou a participação e cooperação entre os alunos que se tornaram agentes ativos dentro de sala de aula, possibilitando também uma rica troca de saberes vividos entre educandos e educadores. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Palavras-chave: metodologias alternativas, tendências pedagógicas críticas, divisão política do Brasil. | - |
| Título: dc.title | QUEBRA CABEÇA: TERRITÓRIO E DIVISÃO POLÍTICA DO BRASIL | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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