QUEBRA CABEÇA: TERRITÓRIO E DIVISÃO POLÍTICA DO BRASIL

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorMartha Böck-
Autor(es): dc.creatorEmily Barbosa-
Autor(es): dc.creatorcaroline santana-
Autor(es): dc.creatorMarcos Torres-
Autor(es): dc.creatorFabiana D'Amacis-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:39:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:39:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-05-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91009-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91009-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir o processo de criação e desenvolvimento de uma aula elaborada por alunas do curso de Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participantes do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID). A prática ocorreu com educandos do 7º ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Professor Lysímaco Ferreira da Costa, na cidade de Curitiba, e teve como tema o ensino das regiões e divisão política do Brasil. A metodologia foi pensada de modo a introduzir o assunto tanto para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental, como para turmas do 6º ano. A metodologia adotada teve suas diretrizes pautadas nas tendências pedagógicas críticas de forma a cumprir o objetivo de formar alunos com este perfil. A partir disso, a proposta da atividade consistia na montagem coletiva de um quebra-cabeça, onde cada peça representava uma unidade federativa e cada cor uma região diferente, formando, por fim, o mapa do Brasil. Dessa forma, a atividade desenvolvida proporcionou um estudo da divisão territorial e espacial do país e levou a participação e cooperação entre os alunos que se tornaram agentes ativos dentro de sala de aula, possibilitando também uma rica troca de saberes vividos entre educandos e educadores.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPalavras-chave: metodologias alternativas, tendências pedagógicas críticas, divisão política do Brasil.-
Título: dc.titleQUEBRA CABEÇA: TERRITÓRIO E DIVISÃO POLÍTICA DO BRASIL-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.