
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Aparecida de Souza | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:01:36Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:01:36Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-10 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91007 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91007 | - |
| Descrição: dc.description | A arte de ensinar demanda constantemente a ação criativa e a introdução denovas metodologias que dialoguem com o universo cultural das crianças eadolescentes. Nesta direção, com o objetivo de integrar a dimensão lúdica douniverso infanto-juvenil aos processos de ensino e aprendizagem em História o Pibid vem desenvolvendo a proposta dos jogos narrativos.Trata-se de um jogo composto por dois tipos de cartas. O primeiro tipo é formado por cartas eventos, o segundo por cartas personagens. Por meio destas cartas um determinado processo histórico é narrado e representadoem sala de aula pelos estudantes. Para o desenvolvimento deste jogo, emtermos teóricos metodológicos procuramos articular o conceito de experiência desenvolvido por Thompson com os jogos narrativos. Neste sentido, a noção de experiência se aplica, também, ao próprioprocesso de aprendizagem, porque dentro do jogo o estudante se vê na posição de representar personagens e eventos históricos. Sob esta perspectiva, o aprendizado se produz também numa relação empírica e concreta entre o estudante e as situações e processos historicamente delimitados no tempo e no espaço. Simultaneamente, busca-se desenvolver uma leitura do passado a partir de uma perspectivaantropológica que privilegia a compreensão da alteridade. Na aplicação dosjogos narrativos verificamos que ao se colocarem no lugar do outro,os alunos experimentam e vivenciam como seus dilemas, ideias, sentimentos deindivíduos, sujeitos coletivos e ou sociais de outras épocas. Esta situação criada no espaço da sala de aula permite aos estudantes expressar sua compreensão sobre personagens e eventos do passado e ao mesmo temporefletir sobre o significado dos mesmos. Ademais, o fazem como sujeitos,como protagonistas. Nos jogos eles interpretam os personagens sob osigno do improviso e precisam assim, dar voz aos personagens históricos sejam eles individuais ou coletivos, a partir de suas próprias referências culturais e imaginárias do presente estabelecendo empiricamente a relação presente-passado. Assim, ainda que de maneira incompleta, o que notou-seé que o jogo tem se revelado um num meio não apenas de ensino, mas de interlocução entre estudantes e professores em sala de aula sobre os diferentes sentidosque o passado pode adquirir à luz das experiências compartilhadas eproduzidas no tempo vivido. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História, Ensino, Jogos | - |
| Título: dc.title | Os jogos e seu uso no ensino de História | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: