Os jogos e seu uso no ensino de História

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorAparecida de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:01:36Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:01:36Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-10-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91007-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91007-
Descrição: dc.descriptionA arte de ensinar demanda constantemente a ação criativa e a introdução denovas metodologias que dialoguem com o universo cultural das crianças eadolescentes. Nesta direção, com o objetivo de integrar a dimensão lúdica douniverso infanto-juvenil aos processos de ensino e aprendizagem em História o Pibid vem desenvolvendo a proposta dos jogos narrativos.Trata-se de um jogo composto por dois tipos de cartas. O primeiro tipo é formado por cartas eventos, o segundo por cartas personagens. Por meio destas cartas um determinado processo histórico é narrado e representadoem sala de aula pelos estudantes. Para o desenvolvimento deste jogo, emtermos teóricos metodológicos procuramos articular o conceito de experiência desenvolvido por Thompson com os jogos narrativos. Neste sentido, a noção de experiência se aplica, também, ao próprioprocesso de aprendizagem, porque dentro do jogo o estudante se vê na posição de representar personagens e eventos históricos. Sob esta perspectiva, o aprendizado se produz também numa relação empírica e concreta entre o estudante e as situações e processos historicamente delimitados no tempo e no espaço. Simultaneamente, busca-se desenvolver uma leitura do passado a partir de uma perspectivaantropológica que privilegia a compreensão da alteridade. Na aplicação dosjogos narrativos verificamos que ao se colocarem no lugar do outro,os alunos experimentam e vivenciam como seus dilemas, ideias, sentimentos deindivíduos, sujeitos coletivos e ou sociais de outras épocas. Esta situação criada no espaço da sala de aula permite aos estudantes expressar sua compreensão sobre personagens e eventos do passado e ao mesmo temporefletir sobre o significado dos mesmos. Ademais, o fazem como sujeitos,como protagonistas. Nos jogos eles interpretam os personagens sob osigno do improviso e precisam assim, dar voz aos personagens históricos sejam eles individuais ou coletivos, a partir de suas próprias referências culturais e imaginárias do presente estabelecendo empiricamente a relação presente-passado. Assim, ainda que de maneira incompleta, o que notou-seé que o jogo tem se revelado um num meio não apenas de ensino, mas de interlocução entre estudantes e professores em sala de aula sobre os diferentes sentidosque o passado pode adquirir à luz das experiências compartilhadas eproduzidas no tempo vivido.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectHistória, Ensino, Jogos-
Título: dc.titleOs jogos e seu uso no ensino de História-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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