OS AVANÇOS NA SALA DO AEE

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorJeyce Silva do Nascimento-
Autor(es): dc.creatorJean Dutra Chaves-
Autor(es): dc.creatorTania Pinheiro-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:08:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:08:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-08-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91005-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91005-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho pretende apresentar e discutir a evolução de uma aluna através de algumas práticas desenvolvidas durante o Atendimento Educacional Especializado (AEE) realizado pelo Núcleo Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais (NAPNE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar) – Campus São Borja, por professores, especialistas da área da saúde e monitores. As atividades aplicadas tinham como objetivo principal estimular a socialização da aluna com deficiências físicas e cognitivas. Entre os temas abordados estão música, cultura, higiene pessoal, alfabetização e socialização. A análise dos resultados das atividades parte de aspectos qualitativos adquiridos pela aluna como sobretudo comportamentais, como as atitudes tomadas na sala de orientação e na sala de aula regular. As atividades em destaque são apenas uma amostra de inúmeras práticas pedagógicas que podem ser oferecidas para se chegar ao objetivo de inclusão social dos alunos com necessidades especiais. Para falar e relatar ações de Educação Especial com enfoque na inclusão é necessário compreendê-lá como uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis da educação e uma área do ensino que necessita recursos pedagógicos especiais para a efetivação do processo de ensino e aprendizagem. Muitas minorias sofreram por muito tempo e ainda sofrem com a exclusão escolar devido suas necessidades especiais e o IFFar tem o objetivo de diminuir essa exclusão e favorecer uma aprendizagem de qualidade a esses alunos através do AEE, os resultados que serão apresentados confirmam que o suporte escolar e a união de família, educador, escola e principalmente do educando avançam degraus importantes na educação especial diariamente. A instituição recebe então uma aluna com muitas dificuldades e que através de inúmeras atividades e reuniões com psicólogas, agentes da saúde, monitores, professores e principalmente com a família, foi possível superar muitos obstáculo, e ainda há muitos para superar, mas a aluna vem evoluindo gradativamente dia após dia.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectInclusão Social. AEE. Deficiência Física. Deficiência Cognitiva.-
Título: dc.titleOS AVANÇOS NA SALA DO AEE-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
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