PIBID: A experiência da docência praticando dinâmicas...

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.creatorHigor Luan Camargo-
Autor(es): dc.creatorCaio Souza-
Autor(es): dc.creatorTainá Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:12:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:12:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-28-
Data de envio: dc.date.issued2019-10-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/91004-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91004-
Descrição: dc.descriptionO Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da área das Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem suas atividades práticas em parceria com as instituições: Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Pelotas, Colégio Estadual Dr. Cassiano do Nascimento e Instituto Estadual de Educação Assis Brasil. O Programa faz com que o graduando tenha acesso à realidade das práticas da docência, como metodologias de ensino e principalmente uma melhor linguagem e comunicação com os discentes. Além disso, o Programa possibilita a experiência e o aperfeiçoamento do acadêmico como futuro docente, e também a identificação de problemas no processo de aprendizagem. O PIBID tem como objetivo promover a integração entre bolsistas, supervisores e alunos das escolas parceiras, na construção de um Projeto que esteja adequado à realidade escolar, planejando atividades factíveis e capazes de oportunizar experiências construtivas para todos os envolvidos. Desta forma, os graduandos devem planejar as atividades a serem desenvolvidas pelo núcleo de Filosofia e Sociologia do PIBID/UFPel. Observa-se que no cenário atual, com a era digital, há a necessidade de uma educação interdisciplinar, fazendo uso de novas tecnologias (celulares, tablet) com metodologias ativas, mais dinâmicas. Portanto, é possível observar, que o cenário escolar está cada vez mais inovador, sobretudo, há uma nova ótica no método de ensino, caminhos mais atrativos para envolver os alunos, construir um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmica, através de metodologias que dialogam com a realidade dos sujeitos. Por fim, os resultados alcançados demonstram ser possível construir uma nova história da educação pública brasileira, onde ensinar e aprender transbordam os livros didáticos.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Relação: dc.relationIII Encontro das Licenciaturas da Região Sul-
Palavras-chave: dc.subjectPIBID, processo de ensino-aprendizagem, metodologias ativas, docência, educação.-
Título: dc.titlePIBID: A experiência da docência praticando dinâmicas...-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.