
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.creator | Higor Luan Camargo | - |
| Autor(es): dc.creator | Caio Souza | - |
| Autor(es): dc.creator | Tainá Oliveira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:12:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:12:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-28 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019-10-14 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/91004 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/91004 | - |
| Descrição: dc.description | O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da área das Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem suas atividades práticas em parceria com as instituições: Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Pelotas, Colégio Estadual Dr. Cassiano do Nascimento e Instituto Estadual de Educação Assis Brasil. O Programa faz com que o graduando tenha acesso à realidade das práticas da docência, como metodologias de ensino e principalmente uma melhor linguagem e comunicação com os discentes. Além disso, o Programa possibilita a experiência e o aperfeiçoamento do acadêmico como futuro docente, e também a identificação de problemas no processo de aprendizagem. O PIBID tem como objetivo promover a integração entre bolsistas, supervisores e alunos das escolas parceiras, na construção de um Projeto que esteja adequado à realidade escolar, planejando atividades factíveis e capazes de oportunizar experiências construtivas para todos os envolvidos. Desta forma, os graduandos devem planejar as atividades a serem desenvolvidas pelo núcleo de Filosofia e Sociologia do PIBID/UFPel. Observa-se que no cenário atual, com a era digital, há a necessidade de uma educação interdisciplinar, fazendo uso de novas tecnologias (celulares, tablet) com metodologias ativas, mais dinâmicas. Portanto, é possível observar, que o cenário escolar está cada vez mais inovador, sobretudo, há uma nova ótica no método de ensino, caminhos mais atrativos para envolver os alunos, construir um processo de ensino-aprendizagem mais dinâmica, através de metodologias que dialogam com a realidade dos sujeitos. Por fim, os resultados alcançados demonstram ser possível construir uma nova história da educação pública brasileira, onde ensinar e aprender transbordam os livros didáticos. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Relação: dc.relation | III Encontro das Licenciaturas da Região Sul | - |
| Palavras-chave: dc.subject | PIBID, processo de ensino-aprendizagem, metodologias ativas, docência, educação. | - |
| Título: dc.title | PIBID: A experiência da docência praticando dinâmicas... | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: